A Prefeitura de Cândido Mota realizou na manhã desta quinta-feira, dia 4, entrega da conclusão da Área de Transbordo e Triagem (ATT), no antigo aterro sanitário. A solenidade teve a presença do prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama), Enio Lino Botega Nogueira, diretora de Gestão Ambiental, Lara Isys Dias, secretários, diretores e funcionários municipais.
A Área de Transbordo e Triagem proporcionou o encerramento do aterro sanitário, atendendo uma exigência ambiental e seguindo a determinação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Com isso, o município adotou novas medidas para o tratamento de resíduos sólidos e destinação de resíduos de construção civil e de podas verdes.
“Quando assumimos nosso mandato, no outro dia recebemos a informação que o aterro sanitário estava interditado. Enfrentamos muitos problemas, mas através do trabalho jurídico e de assessoria, conseguimos nos adequar e com o esforço de todos, chegamos neste momento de entregar mais um benefício, não só para o município, mas também para o meio ambiente”, ressaltou Eraldo Enfermeiro.
O prefeito agradeceu o apoio de todos para a conclusão da ATT. “Agradeço a toda equipe da Seama, através do secretário Enio, a Defesa Civil Municipal, que vem trabalhando muito pelo meio ambiente. Obrigado a toda Câmara de Vereadores, funcionários públicos, a população que também nos ajuda separando seu lixo, e aos coletores de materiais recicláveis. É uma soma de pessoas sempre preocupados em fazer o melhor pelo nosso município”, disse.
Por sua vez, o secretário Enio agradeceu ao prefeito pelo respaldo no trabalho e pela preocupação com o funcionário público. “Hoje os funcionários da Área de Transbordo e Triagem têm um banheiro digno, uma cozinha e um espaço limpo para fazer suas refeições, por isso, só temos que agradecer ao prefeito Eraldo, que também se preocupa com o funcionário público.
ATT
A Área de Transbordo e Triagem está aberta de segunda-feira à sábado, das 6h às 18h para receber resíduos volumosos, como sofás, armários, móveis, entre outros. Resíduos verdes, como grama, folhas, plantas e árvores; e resíduos de construção civil, como tijolos, argamassa, telhas, concreto e similares.
A Seama solicita a colaboração da população, para que respeite as normas ambientais. “Pedimos a colaboração de todos para que não coloquem lixo domiciliar nas caçambas ou junto dos materiais sólidos. É muito importante que todos se conscientizem na preservação e melhoria do meio ambiente, principalmente com a destinação correta do lixo”, ressaltou o secretário Enio.
A administração orienta ainda que é proibida a entrada e permanência de pessoas no local sem autorização, e que o desrespeito às instruções, por descarte irregular, pode ocasionar multas.
A coleta dos materiais recicláveis continua com os colaboradores da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Cândido Mota (Recicam). “Separe os materiais recicláveis do lixo doméstico. Além de colaborar com o Meio Ambiente, você ainda ajuda a dezenas de famílias de colaboradores da nossa cooperativa de coletores”, completou Enio.
O lixo orgânico produzido em Cândido Mota é enviado para o município de Quatá, único licenciado na região para receber resíduos de outras cidades”, explicou.