Será lançado no próximo dia 11, o livro ‘A cidade das aves’ da escritora cândido-motense Tereza Andrade. Com edição da Lamparina Editora, o livro é um romance que usa como pano de fundo a região do Médio Vale do Paranapanema, em São Paulo, e traz Nefa e Bento como personagens principais na trama. O lançamento acontecerá a partir das 18h, na Alento Livraria, no Rio de Janeiro/RJ.
Segundo a autora, ‘A cidade das aves’ é um livro que surgiu a partir da necessidade de entender um pouco sobre a região de Cândido Mota, onde nasceu, e dos seus habitantes ao longo da sua história. E como resultado, a obra acaba fazendo um apanhado histórico a cerca da etnia Kaingang, dos mineiros, portugueses, italianos, espanhóis e dos árabes, que reocuparam o lugar após sua exploração, que lhe trouxe um forte desequilíbrio agroambiental. A obra vai além de um romance, é uma memória geográfica, pessoal, familiar, histórica, social, cultural e humana.
A devastação ambiental, o comércio de madeira, animais, pedras preciosas e a Estrada de Ferro Sorocabana, as usinas hidrelétricas, os canaviais, tudo isso serviu como pano de fundo para o romance, que se desenrola em torno de Nefa e Bento, no sitiozinho do Taquaruçu. Seus sonhos, desejos, filhos, parentes e amigos se contrastam na terra vermelha.
Autora
Tereza Andrade é nascida em Cândido Mota/SP, em 1958, na água do Taquaruçu. É graduada em Direito e trabalha com livros desde os seus 16 anos, tendo passado por vários segmentos do setor editorial, como produção, gráfica, acabamento e expedição. Foi livreira por alguns anos e em 2004 fundou a Lamparina Editora. Reside no Rio de Janeiro desde 1986 e sempre visita os irmãos, tios e primos que moram em Cândido Mota.
Livro
A obra ‘A cidade das aves’ foi idealizada em suas vindas do Rio de Janeiro para visitar os familiares em Cândido Mota, sendo seu primeiro livro publicado e já disponível em algumas livrarias físicas, e online, na livraria Travessa, através do site https://www.travessa.com.br/. O livro também pode ser comprado através do email: lamparina@lamparina.com.br, sem o custo de envio.
A escritora cândido-motense ressalta que este livro só foi possível com a ajuda de inúmeras pessoas. “Agradeço a Cleuza Maria Andrade, Adelaide Souza Andrade, Elizabete Diniz, Manoel Dias da Mota (in memoriam), Maria Antônia Lobo, Sueli Marroni, Walter Marroni (in memoriam), Regina Marroni e José Clóvis Zambito, pelas contribuições preciosas; a Vangri Kaingang, pela generosidade; a Michelle Strzoda, por tê-lo colocado em pé; a todos os pesquisadores que se dedicaram à nossa história; às universidade públicas e seus bancos de teses disponíveis e gratuitos; aos que escreveram e publicaram seus livros: muito obrigada!”, escreveu Tereza Andrade.
A escritora presenteou o jornal e portal O Diário do Vale com um exemplar de seu livro e, contou que também pretende fazer o lançamento da obra em sua terra natal.