A estudante de Lutécia/SP, Lawynia Araújo Camargo, embarcou no dia 28 de janeiro, para Nova Zelândia, através do programa ‘Prontos pro Mundo’, do governo do Estado de São Paulo. Antes da viagem, a aluna da escola estadual ‘Cláudio de Souza’ esteve com os pais Mauro Henrique Alves Camargo e Daniele de Araújo Melo, no gabinete do prefeito Laudemir Leati.
“Um orgulho imenso, como prefeito, termos uma aluna de Lutécia participando deste intercâmbio. Parabenizo a Lawynia, que através de seu esforço e dedicação alcançou essa conquista. Esse mérito reflete o poder dos sonhos e da dedicação, mostrando como a fé, o esforço constante, o apoio da família e de bons educadores podem transformar realidades. Que este seja apenas o início de boas conquistas para nossa estudante”, disse o prefeito Leati.
Lawynia é uma dos 20 estudantes da região de Marília selecionados para intercâmbio na Nova Zelândia e Canadá. O embarque foi acompanhado pelo governador Tarcísio de Freitas e pela primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Cristiane Freitas.
Projeto
O ‘Prontos pro Mundo’ é uma iniciativa inédita de intercâmbio do Governo do Estado de São Paulo, promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Até o segundo semestre de 2025, o programa enviará 1.000 estudantes para países de língua inglesa, como Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Durante o intercâmbio, com duração de três meses, os alunos ficarão hospedados em casas de família, com objetivo de vivenciar e ampliar conhecimentos sobre a cultura local.
Gratuito
O intercâmbio do programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.
Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.