O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Estudantes da Eja de Cândido Mota celebram 200 anos da primeira Constituição Federal em palestra educativa

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (Eja) acompanharam palestra na última segunda-feira, dia 25, na escola municipal ‘Helena Pupim Albanez’.

Na última segunda-feira, dia 25, a escola municipal ‘Helena Pupim Albanez’, de Cândido Mota/SP, ganhou um clima especial de celebração e aprendizado. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (Eja) tiveram a oportunidade única de mergulhar na história constitucional do Brasil, com uma palestra especialmente dedicada aos 200 anos da primeira Constituição Federal.
O evento não apenas destacou marcos históricos, mas também ressaltou a importância da Constituição de 1988 como um marco na conquista de direitos e cidadania para a população brasileira.
Com um aspecto histórico, os estudantes da Eja de Cândido Mota foram conduzidos por uma jornada fascinante através das sete Constituições que moldaram o Brasil ao longo dos anos de independência. Desde a Constituição de 1824, passando pelo período da República Velha, até a atual Constituição Federal de 1988.
O palestrante, professor Fernando, destacou não apenas os aspectos formais de cada Constituição, mas também os contextos históricos, políticos e sociais que as cercaram. Os estudantes puderam compreender como esses documentos refletiam as lutas, aspirações e valores da sociedade em suas épocas.
Segundo a diretora da escola, Rachel Moraes, “através dessa experiência educativa, os estudantes da Ejá foram lembrados de que são parte de uma história em constante evolução e que, como cidadãos, têm um papel ativo na defesa e promoção dos valores democráticos e dos direitos fundamentais”.

Ultimas Notícias!