O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Existe idade limite para usar aparelho?

Artigo da Dra. Ana Laura Franco Paiao (C.R.O 137.366) - Graduação em odontologia universidade estadual de Londrina - UEL. Pós graduanda em Ortodontia pela Uningá

Com a crescente demanda na estética entre os pacientes que passam pelo consultório, é cada vez mais frequente ver pacientes adultos buscando a correção e alinhamento dos dentes, seja pela primeira vez ou um retratamento de um caso em que os dentes voltaram a entortar.
Como um reflexo do aumento da percepção do impacto do sorriso na auto imagem fez com que muitos procurem a Ortodontia na busca do tão sonhado sorriso perfeito, após os 40 anos, muitas vezes depois dos filhos ou netos já terem usado aparelho ortodôntico, frequentemente com a fala “agora chegou a minha vez”.
O maior medo e insegurança desse público é o insucesso do tratamento devido ao amadurecimento dos ossos e dos dentes, entretanto, vale ressaltar que o pensamento de que “aparelho não funciona em adultos” é um mito. Com as técnicas ortodônticos atuais, juntamente a um bom planejamento do Ortodontista é perfeitamente possível chegar a resultados ótimos e estáveis. É importante lembrar que uma vez que os dentes estão saudáveis, podemos movimentá-los com segurança.
Outra vantagem que esse público possui é a possibilidade de tratamento com diferentes tipos de aparelho, fugindo do convencional ‘sorriso metálico’, um tabu existente para essa faixa etária, com opções mais estéticas presentes no mercado ortodôntico atual.
Uma opção muito aceita por esse público +40 é o chamado aparelho invisível, que são placas alinhadoras transparentes, quase imperceptíveis; elas realizam o movimento dentário forma mais previsível e controlada, uma vez que o planejamento é feito de forma virtual, a partir de um escaneamento intra-oral. Além da vantagem estética, existe também um maior conforto, visto que elas podem ser removidas durante a higienização e alimentação, não havendo restrições alimentares, como antigamente existia no aparelho metálico.
A conversa com um Ortodontista de confiança que possa analisar a individualidade de cada caso é o primeiro passo para buscar o sorriso dos sonhos. Nesse momento o paciente deve se sentir seguro para perguntar, tirar todas as suas dúvidas e ser orientado de forma correta, assim iniciando o tratamento ortodôntico.

Dra. Ana Laura Franco Paiao (C.R.O 137.366) – Graduação em odontologia universidade estadual de Londrina – UEL. Pós graduanda em Ortodontia pela Uningá

Ultimas Notícias!