O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Federação das Associações de Bairro sugere criação de guarda municipal em Cândido Mota

Sugestão foi levantada após atos de vandalismo com o patrimônio público.

A Federação das Associações de Bairros e Entidades Congêneres de Cândido Mota (FEABECCM), através do presidente Dirceu Geraldo Duarte e do assessor jurídico, Lúcio Antônio Madureira, sugeriu a criação de Guarda Municipal em Cândido Mota. O ofício foi protocolado na Câmara de Vereadores.
“Como foi levantado na Tribuna Libre durante sessão ordinária na Câmara por diversos vereadores, o problema de vandalismo com o patrimônio público está muito sério. Diariamente vândalos e pessoas desocupadas teimam em depredar espaços como parquinhos, dispositivos de lazer para treinamento físico e praças públicas no município e distritos, bem como, outros prédios públicos que constantemente são saqueados, com furtos de fiação, embora alguns tenham câmeras de monitoramento, que inibem mais não evitam esses ataques, principalmente na calada da noite. Resolvemos sugerir a criação de um departamento ou órgão para cuidar exclusivamente disso”, disse o presidente Dirceu.
“Nossa sugestão é para que o Poder Legislativo apresente um Projeto de Lei, e na impossibilidade por falta de competência, que apresente um anteprojeto”, ressaltou Lúcio Madureira.
A sugestão da Federação é para que, ‘inicialmente apenas um veículo faça uma ronda do início da noite até o amanhecer. Futuramente, com aquisição de um veículo elétrico ou híbrido, para economia de combustível, já que esse veículo rodará constantemente’, diz a FEABECCM.
“Criando essa guarda municipal com comando próprio e ligado a uma secretaria já existente, no início apenas com contratação de três guardas municipais para fazer um rodízio de trabalho e folgas, mas criando vários cargos para futuramente serem contratados de acordo com os estudos feitos de quantos serão necessários para tocar os serviços”, disseram Dirceu e Lúcio, que continuaram: “Sabemos da dificuldade orçamentária, mas a necessidade urgente cria-se essa possibilidade e com remanejamento orçamentário, já que a Lei permite, portanto só faltando entendimento e vontade política”.
Segundo Dirceu e Lúcio, a sugestão é apenas para colaborar com o município, visto a necessidade de proteger o patrimônio público.

(Foto: Ilustrativa)

Ultimas Notícias!