O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Festa de Reis de Cândido Mota acontece neste dia 6 na água da Pinguela

Almoço será servido a partir das 10h30. Logo depois, às 13h, acontece a cerimônia de encontro das bandeiras da ‘Família Leiteiro’ e da ‘Família Godinho’.

A tradicional Festa de Santos Reis de Cândido Mota acontece nesta segunda-feira, dia 6, no salão de festas da água da Pinguela, bairro rural do município. O evento, que tem apoio da Prefeitura de Cândido Mota, contará com celebração da missa solene às 9h e almoço a partir das 10h30. E logo depois, às 13h, a cerimônia de encontro das bandeiras da ‘Família Leiteiro’ e da ‘Família Godinho’, seguido do tradicional Leilão às 15h. O encerramento está previsto para às 19h, com a realização do Santo Terço.
Segundo os organizadores, são esperadas oito mil pessoas para o almoço, que terá arroz, macarrão, feijão e carne, entre bovina, suína e frango. Os gêneros foram arrecadados durante as visitas dos foliões a famílias em Cândido Mota e cidades da região.
A jornada dos músicos e foliões começou no último dia 25, seguindo a tradição, e termina neste dia 4. Neste período, os cerca de 100 voluntários que atuaram nas bandeiras visitaram em torno de 150 propriedades na região.
“Como todos os anos, será uma grande festa, com a presença de um grande público. Desde já queremos agradecer a todas as famílias que nos receberam durante a jornada, que foram muitas, com carinho, fé, amor e devoção, a todos que trabalham com as bandeiras, aos voluntários que irão trabalhar no dia da festa, aos membros das famílias Leiteiro e Godinho e todos os seus familiares”, disseram os organizadores da festa, que também agradeceram ao prefeito Eraldo Pereira e à Prefeitura de Cândido Mota.

Tradição
A Bandeira da Família Godinho teve início em Cândido Mota, há 108 anos, quando o município nem havia sido fundado, em 17 de dezembro de 1916, com José Pereira Godinho. Com o falecimento do patriarca, um dos filhos, Pedro Pereira Godinho assumiu, e com sua morte, o sobrinho Paulo Pereira Godinho recebeu a responsabilidade de manter viva a tradição da família. Paulo também faleceu e o comando da Cia está com seu irmão José Pereira Godinho Neto, que acompanhou seu avô, fundador da bandeira, nas festividades a partir dos 7 anos.
Já a Bandeira de Reis da Família Leiteiro, foi iniciada por Vicente Modesto de Oliveira, em 1923 até 1958, quando o filho, Antoninho Vicentinho de Oliveira, o ‘Toninho Leiteiro’, assumiu o comando do evento, até falecer aos 84 anos, em agosto de 2022. Desde então, a tradição vem sendo mantida por seus filhos, familiares e amigos.
“É uma tradição que estamos tentando manter viva em nossas famílias e na nossa comunidade”, finalizaram os organizadores.

Ultimas Notícias!