No dia 21 de março foi comemorado o Dia Mundial da Poesia. Pensando em comemorar este gênero literário e promover a leitura e a escrita, a professora da Sala da Leitura da escola estadual ‘José dos Santos Almeida’, o ‘Grupinho’, Ana Claudia Chagas Santos Giroto, em parceria com os professores André Luís Diniz Gonçalves e Márcio Alexandre da Silva, promoveram momentos em que apresentaram aos alunos seus textos poéticos.
André, professor de Química, relatou sua experiência quando foi estudante da escola, com a poesia ‘Utopia’ (texto abaixo) no livro ‘Palavra e Sentimentos: o Sentido da Vida’, publicado no ano de 1999, quando cursava a 8ª série A do Ensino Fundamental.
O professor Márcio Alexandre, em depoimento aos alunos, relatou a sua trajetória como escritor das obras, o romance ‘Pode Morrer de Tanto Amar?’, publicado no ano de 2011 e a antologia ‘Escrito do Lado de Cá’, publicado no ano de 2016.
Foram momentos importantes para a formação integral dos alunos, ao trabalhar o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, além de serem referências para o projeto de vida.
A ação foi bem aceita pelos alunos e inclusive alguns socializaram seus depoimentos. “O professor Márcio teve o prazer de compartilhar uma vivência inspiradora, deixando a mensagem: ‘ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional’”, disse Suelen Goes Camilo, da 3ª série do Ensino Médio.
O aluno Lucas Rocha Medeiros Zibordi, do 6º ano A do Ensino Fundamental, também comentou sobre a ação. “Adorei a semana da poesia, e aprendi muito com os professores Márcio e André”, disse. “Eu amei a poesia do professor André e com essa poesia eu decidi ser uma poetisa, acredito que outros alunos também se sentiram motivados”, completou Sofia Grabrieli Pigatto de Oliveira, do 6º ano A do Ensino Fundamental.
Ainda em sequência à comemoração do Dia da Poesia e desdobramento dessa ação, a professora Márcia Espelho Ortega fará em breve, uma Instalação poética.
Os trabalhos do professor Márcio Alexandre podem ser encontrados para leitura no site: marcioalexandre.com.br ou no site de filosofia: filosofianodiaadia.ml


Utopia
Nossa cidade, minha vida, tua vida, meu lar, teu lar
Um lugar puro, gentil, cheio de vida
Educação, saúde em nível elevado
Um comércio que cresce
Indústrias chegando e permanecendo
Empregos para todos
O povo não trabalhando como escravo,
Sendo bem remunerado
Melhores condições à suas famílias
Rios limpos com muita vida
Lindos campos floridos
Animais voltando para cá
Sítios de plantações verdes como nunca se viu
Isto, é um sonho para nossa cidade e o Brasil
André Luiz Diniz (8º ano A no ano de 1999)