O ícone do futebol de várzea da região, Hélio Arruda, o ‘Campeão’, completou 76 anos nesta quarta-feira, dia 15. Filho de Palmira Leite e Urias Arruda, ele nasceu na água do Pary Veado, zona rural de Cândido Mota, na divisa com Palmital, onde ganhou a paixão pelo futebol.
Foi no ‘campo da usina’ que o ‘Campeão’ jogou pela primeira vez, antes de atuar pelas equipes profissionais do União Bandeirantes e Matsubara, ambas do Estado Paraná.
Hélio Arruda é grande incentivador do futebol amador de toda região, responsável em marcar os ‘duelos’ entre os times do Estado de São Paulo e norte do Paraná desde as décadas de 1980, tudo de forma voluntária. E ainda, aos 76 anos, entrou em campo com os ‘compadres’ que atuam ao seu lado no time Máster do Arruda, equipe que já disputou inúmeros jogos, destacando os principais, contra os profissionais do Matsubara, o Desafio ao Galo, campeonato amador na cidade de São Paulo criado pela TV Record, e um jogo no Paraguai.
Hélio Arruda já recebeu algumas homenagens, entre elas, uma moção de congratulações por todo trabalho realizado no futebol varzeano em Cândido Mota. A moção de autoria do então vereador Luiz Carlos Nicodemos Guedes, o ‘Carlos Gordo’, que hoje é o atual vice-prefeito do município, foi aprovada por todos os parlamentares da Câmara Municipal. Em 2015, ‘Campeão’ foi homenageado quando o Campeonato Máster de Futebol de Cândido Mota teve seu nome. A mais recente, no ano passado, o cândido-motense, ao lado do irmão ‘Tico Arruda’, foi homenageado durante o Campeonato Regional disputado no município de Palmital.
Hélio Arruda, é uma lenda viva, apaixonado pelo futebol e que tem todo respeito dos esportistas de Cândido Mota e região.
Neste dia 15, ele recebeu os parabéns da esposa Mariana Borges dos Reis Arruda, dos filhos Rafael ‘Pisca’, Rodrigo e Eliana, demais familiares e amigos.