O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Ideb confirma índice acima da meta na Rede Municipal de Ensino de Cândido Mota

A rede municipal de ensino do município cumpriu a meta prevista, atingindo o Ideb de 7,1. A meta projetada era 6,6.

O município de Cândido Mota foi classificado com um dos maiores Ideb – Índice que avalia o desenvolvimento da educação básica – da região. Os números, referentes ao ano de 2019, foram divulgados nesta terça-feira, dia 15. Trata-se de indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Desde o ano de 2007 a rede municipal de ensino de Cândido Mota está alcançando as metas previstas com resultado satisfatório. De acordo com os dados divulgados pelo MEC, a rede municipal de ensino do município cumpriu a meta prevista, atingindo o Ideb de 7,1. A meta projetada era 6,6. Portanto, acima da projeção.
Analisando as metas projetadas para as escolas da rede municipal de ensino, as escolas municipais ‘Helena Pupim Albanez’, ‘João Leão de Carvalho’ e ‘Olga Breve Alves’ alcançaram a meta projetada, colaborando para o resultado geral da rede municipal. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino. O objetivo é alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. O estado de São Paulo alcançou a meta prevista de 6,3 ao alcançar um Ideb de 6,6 nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Em 2019, o Brasil bateu a meta para os primeiros anos de aprendizagem (até o 5ª ano) pela sétima vez seguida, desde que o índice foi criado em 2005, com edição a cada dois anos. A educação básica em Cândido Mota foi classificada com o índice de 7,1 pontos, bem acima da meta nacional que, numa escala de zero a 10, é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares.

O Ideb
O Governo Federal implantou em 2007 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. As metas previstas estão estabelecidas até o ano de 2021, sendo que a cada dois anos o Governo Federal, através do MEC, realiza uma avaliação com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de analisar o percurso de aprendizagem.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é um conjunto de avaliações externas em larga escala que determina o aproveitamento escolar, assim permite que cada escola replaneje o percurso de aprendizagem de seus alunos. Apesar da avaliação ser aplicada ao final de cada ciclo de ensino, ela analisa o percurso do aluno. Trata-se de um processo, pois as habilidades presentes na avaliação pertencem ao processo que tem início na Educação Infantil.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Ideb é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Ele avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática.

Ideb 2019 na região
• Assis: 6,5
• Cândido Mota: 7,1
• Cruzália: 5,8
• Florínea: 6,6
• Maracaí: 6,3
• Pedrinhas Paulista: 6,6
• Tarumã: 7,2

Ultimas Notícias!