O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Impulsividade

Artigo da psicóloga cândido-motense, Juliana C. Cassemiro.

A impulsividade é um impulso ou tendência a agir, no qual o comportamento apresenta pouco ou nenhum pensamento ou reflexão prévia. A impulsividade leva a comportamentos de risco ou a comportamentos que o sujeito se arrepende depois. A impulsividade prejudica tanto a nós quantos aos que nos rodeiam.

Cinco formas básicas do comportamento impulsivo:
1) Urgência negativa: aparece nas pessoas que agem impulsivamente a partir de um afeto negativo. Por exemplo, o indivíduo que bebe (comportamento impulsivo) porque está triste. Outro afeto negativo que é comum é a raiva. Com raiva, o sujeito se comporta impulsivamente, chutando uma porta, brigando e discutindo.
2) Urgência positiva: por exemplo, a pessoa bebe ou usa outra substância que causa dependência não porque está triste ou com raiva, mas porque está feliz, eufórica e alegre. Outra pessoa, tendo por base esse ou outros afetos considerados positivos, pode vir a gastar todo o seu salário em um jogo de azar.
3) Falta de premeditação: a impulsividade se expressa na ausência de premeditação, ou seja, não há o pensamento ou consideração das consequências do ato. A pessoa faz, age, diz e “não se importa” com o que vem depois.
4) Falta de perseverança: a perseverança é a capacidade de manter um comportamento contínuo ou ao longo do tempo, ainda que o comportamento venha a sentido como maçante, tedioso e desagradável. Por exemplo, o aluno tem que ficar sentado fazendo a sua tarefa até o final, mas por falta de perseverança, não conclui e começa outra atividade que, possivelmente, também não concluirá.
5) Busca de sensações: é como se a pessoa estivesse ou ficasse entediada com a quantidade de estímulos que está vivenciado e quer mais. Pular de paraquedas, por exemplo, ou sair de moto em alta velocidade seriam exemplos comuns.

Para conseguir maior autocontrole é importante refletir:

  • Qual sentimento aciona o comportamento impulsivo?
  • As atitudes são premeditadas ou decididas no momento?
  • Há alguma pessoa que costuma motivar esse comportamento?
  • Em que estado você está quando age dessa forma? (sob efeito de álcool, com medo, raiva, etc.)

Se você apresenta algum comportamento impulsivo que está trazendo grande prejuízo a sua vida, ou conhece alguém que esteja passando por isso, procure ajuda!

ATENDIMENTO ADOLESCENTE, ADULTO E IDOSO.

Ultimas Notícias!