Toda panela de pressão produzida e comercializada no país deve contar com o Selo de Conformidade de Segurança Inmetro, assegurando que o produto foi fabricado com os requisitos de segurança exigidos.
A panela de pressão é um utensílio eficiente pois utiliza a pressão para diminuir o tempo de cozimento dos alimentos e mesmo sendo comuns em cozinhas residenciais e restaurantes requerem muita atenção para evitar acidentes.
Na última quinta-feira, 9 de março, a imprensa divulgou um acidente com panela de pressão que envolveu a cozinheira de um restaurante em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Imagens de câmeras de segurança do local mostram o momento da explosão e a cozinheira sendo arremessada contra uma bancada, por causa da força da explosão.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu.
É necessário que o consumidor esteja atento na compra e utilização da panela de pressão.
Confira as dicas do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, com a finalidade de proteger o consumidor.
A regulamentação emitindo segurança
Desde março de 2010, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) passou a exigir a certificação da qualidade por parte dos fabricantes e importadores das panelas de pressão e a presença do Selo de Identificação dessa Conformidade comprova que o produto foi projetado, fabricado e testado de acordo com requisitos técnicos que garantem a segurança do usuário.
Para a certificação é constatado que as panelas foram fabricadas com materiais adequados e foram aprovadas nos diversos ensaios como a resistência à pressão e o funcionamento adequado das válvulas.
A fiscalização do Ipem-SP
O Ipem-SP fiscaliza o comércio e a fabricação de panelas de pressão no estado de São Paulo para que seja fornecido ao consumidor paulista apenas produtos comprovadamente seguros.
Vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, o Ipem-SP tem como uma de suas missões a proteção do consumidor, atuando no cumprimento da regulamentação da qualidade expedida pelo Inmetro.
Porém, toda esta atuação não exclui a atenção do consumidor no momento da compra, a exigência da nota fiscal e a correta utilização e por isso, o Ipem-SP traz orientações ao cidadão.
“É importante que o consumidor observe a presença do Selo da Conformidade do Inmetro mas também dê atenção à utilização das panelas de pressão, pois quando há falta de conservação; manutenção inadequada; deformação da panela ou o uso de componentes não originais, a panela tem suas características originais modificadas, não garantindo mais a mesma segurança conforme atestado na certificação”, informa a diretora de fiscalização da conformidade de produtos do Ipem-SP, Doralice Angela da Silva.
Cuidados importantes sobre o uso da panela de pressão
– É importante a leitura do manual do fabricante, onde estão as informações de uso e conservação específicas do modelo adquirido;
Dicas de conservação da panela de pressão:
– Substitua o anel de vedação de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante ou quando estiver ressecado ou danificado;
– Mantenha limpa a válvula controladora de pressão e troque no período recomendado pelo fabricante;
– Utilize componentes de reposição originais, não substituindo por componentes com características diferentes ou de outros fornecedores sem procedência;
– Não utilizar panelas quando há amassados ou danos no corpo ou na tampa.
Dicas de uso da panela de pressão:
– Utilize apenas a capacidade recomendada pelo fabricante;
– Não esfrie debaixo d’água a panela com pressão. É perigoso!
– Jamais acelere a saída da pressão levantando a válvula com a mão, o que pode causar queimaduras;
– Nunca abra a panela sem que toda pressão tenha sido expelida;
– Se durante o cozimento, notar que a panela parou de “chiar”, a válvula controladora de pressão parou de funcionar, então desligue imediatamente o fogo.
(Colaborou Assessoria de Imprensa do Ipem-SP)