A Prefeitura de Lutécia, através do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, pede a colaboração da população no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo a administração municipal, os agentes de vetores e de saúde estão realizando visitas às casas, com materiais informativos e promovendo fiscalização e orientações das dúvidas que se apresentarem.
“Pedimos que recebam nossas equipes em seus lares para que possam trabalhar juntos para vencermos mais esta batalha e consigamos manter afastado essa doença de nossos lares durante todo o ano”, ressaltou o prefeito Laudemir Leati.
Dengue
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor na região dos olhos, dores nas articulações e mal estar geral.
O mosquito da dengue precisa de água limpa, parada, para sua reprodução. Pequenos recipientes como tampinhas de garrafas ou um simples plástico que acumule água de chuva, até grandes recipientes com caixa d’água ou piscinas podem ser criadouros do mosquito.
“No município de Lutécia a transmissão da dengue vem ocorrendo há anos, e já estamos com casos ativos em 2025 que foram adquiridos dentro da cidade. Esta situação aliada a alta infestação do mosquito na região, torna o risco da doença bastante preocupante. Para que nosso município continue libre da dengue é preciso que cada morador colabore mantendo sua casa e quintais limpos e livres de objetos ou recipientes que possam acumular água parada e que venham se transformar num criadouro do mosquito”, disseram os agentes.
O prefeito Leati solicitou ainda que todos os membros da comunidade tomem as precauções e colaborem ativamente com as autoridades da área da saúde para combater a propagação da dengue. “Juntos, podemos trabalhar para proteger a nossa comunidade e garantir um ambiente saudável para todos. É responsabilidade de todos manter a dengue fora do nosso município. Não deixa a ‘dengue entrar’”, pediu.
Segundo a administração municipal, o Departamento de Saúde, juntamente com toda equipe, está à disposição da população para esclarecimentos, avaliar sintomas e realizar o tratamento. “Ressaltamos também que nossas unidades de saúde estão preparadas para o atendimento aos casos que se apresentarem”, concluiu o prefeito.