O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Madre Rosalia é reeleita superiora geral das ‘Pobres Filhas de São Caetano’

Rosalia Cancio da Silva já morou em Cândido Mota/SP e hoje reside em Turim, na Itália.

A madre Rosalia Cancio da Silva, que já morou em Cândido Mota/SP, e que hoje reside em Turim, na Itália, foi reeleita superiora geral da Congregação das Pobres Filhas de São Caetano, que mantém o asilo São Vicente de Paulo e a Casa da Criança Nossa Senhora das Dores.
Na Itália, irmã Rosalia já recebeu diversas homenagens pelo trabalho e dedicação dentro da comunidade religiosa e por exercitar a sua missão com coragem, humildade, dedicação, conforto e verdadeira paz.
Em 2023, durante visita em Cândido Mota, irmã Rosalia recebeu da presidente da Câmara de Vereadores de Cândido Mota, Regina Jabur, uma Moção de Congratulações e Aplausos às irmãs de São Caetano, pelos 138 anos de Congregação das Pobres Filhas de São Caetano e pelo reconhecimento ao trabalho voluntário que elas realizam junto à comunidade cândido-motense.
“Esta moção é um simples agradecimento a todas as irmãs pelo grande trabalho que oferecem com excelência, não só em Cândido Mota, mas em todos os locais em que residem. Muita gratidão a todas as irmãs de São Caetano. Agradeço também a todos os vereadores que aprovaram minha moção na Câmara Municipal, destinando esta singela homenagem”, agradeceu a presidente Regina.

Primeiras irmãs no Brasil
A Congregação das irmãs Pobres Filhas de São Caetano, desde 1959 alimentava um grande desejo de um dia estar prestando sua pequena contribuição no Reino de Deus em terras de missão. Então as irmãs com ardor missionário começaram a se preparar para aprender a língua local. Mas como tudo está no projeto de Deus, finalmente chega um pedido urgente de cinco irmãs para o Brasil. Sem nenhum temor, as cinco irmãs numa total disponibilidade partiram da Itália no dia 17 de fevereiro de 1963, as pioneiras foram irmã Elisa, irmã Bruna, irmã Alfonsa, irmã Prova e irmã Celsa.
Como a solicitação foi feita pela Dioceses de Assis, pelo então bispo Dom José Lázaro Neves, quando elas chegaram foram trabalhar no antigo hospital Sorocabana. No dia 24 de julho de 1964, parte o segundo grupo de irmãs, desta vez para Cândido Mota, que recebe as irmãs Domênica e Luciana. A entrada oficial delas foi em 9 de agosto do mesmo ano, a pedido do frei Policarpo e frei Paulino e Jundiaí. A missão era dar continuidade às obras existentes no asilo e no orfanato só para meninas. As duas entidades funcionavam juntas porém, esta realidade aos poucos foi se modificando na sua estrutura e na sua organização, juntamente com algumas pessoas e ajuda financeira da comunidade de Cândido Mota.
Hoje passados 60 anos, ainda mantém o ardor missionário e desenvolvimento da missão no Asilo São Vicente de Paulo e na creche Casa da Criança Nossa Senhora das Dores.

Ultimas Notícias!