O paraguaçuense Daniel Nascimento, o ‘Danielzinho’, testou positivo para substância de uso não permitida e teve seu nome incluído na lista de atletas suspensos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Com isso, o recordista sul-americano de maratona e único atleta da modalidade da delegação brasileira está fora das Olimpíadas de Paris, que começam no próximo dia 26.
Segundo a ABCD, foram encontradas três substâncias em teste surpresa realizado no dia 4 de julho: Drostanolona, Metenolona e Noretiocolanolona, esteroides anabolizantes que propiciam aumento dos músculos e ganho de força e de energia. São substâncias do grupo S1, não especificadas e por isso com pena alta de até quatro anos de suspensão.
Nascido em Paraguaçu Paulista/SP, Danielzinho faz parte do grupo alvo da World Athletics, mas foi pego em exame antidoping quando veio ao Brasil e foi submetido a teste surpresa pela ABCD. Ele é namorado da também maratonista Graziele Zarri, de Cândido Mota/SP, que recentemente também foi testada no doping do Quênia, país onde os dois residem.
Ela está suspensa provisoriamente por testar positivo para esteroides. No caso dela, a lista incluía: Pregnanediol, Androsterona, Androstano, Etiocolanolona, Androstanediol, Etiocolanolona, Epitestosterona e Testosterona. Ela foi testada pela Agência Antidopagem do Quênia (ADAK).
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/ Instagram)