Em todas as eleições, os colaboradores convocados pela Justiça Eleitoral recebem capacitação para que possam trabalhar com excelência no dia do pleito. Em 2024, o treinamento das mesárias e mesários foi organizado pelos Cartórios Eleitorais e está sendo aplicado por meio de treinamento presencial, a distância ou ambos, utilizando-se de ferramentas tecnológicas, conforme a Resolução nº 23.736/2024 (o artigo 15, § 1º), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Cartório da 226ª ZE – Cândido Mota/SP, realizou treinamento presencial com os presidentes das mesas receptoras de voto no último dia 24, no Salão do Júri do Fórum local. Na ocasião os servidores da Justiça Eleitoral fizeram apresentação de vídeo, explicações e tira-dúvidas, além de simulações em urnas eletrônicas para a melhor capacitação desses colaboradores. Todos os convocados foram orientados a fazer também a capacitação disponível no aplicativo Mesário 2024 do TSE. A ferramenta mostra os procedimentos a serem adotados no dia do pleito, vídeo com instruções e um conteúdo interativo dividido em módulos para tornar a navegação mais intuitiva e fácil.
Além do treinamento presencial dos presidentes, será realizado no próximo dia 1º, o treinamento presencial dos Auxiliares de Serviços Eleitorais e do Apoio Logístico, também nas dependências do Salão do Júri do Fórum.
O município de Cândido Mota conta com 304 mesários e 50 auxiliares de serviços eleitorais e apoio logístico, que irão atuar em 76 seções eleitorais distribuídas por 11 locais de votação.
Convocação e benefícios
A convocação de colaboradores para as Eleições Municipais 2024 terminou em 7 de agosto. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) já convocou 450 mil mesárias e mesários, mas ainda pode haver novas convocações em caso de substituição. Em Cândido Mota as mesas já estão completas.
Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), a atividade de mesária ou mesário não pode ser exercida por aqueles que pertencem ao serviço eleitoral; candidatas ou candidatos, seus cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau; e membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, entre outros.
Quem contribui com o pleito ganha dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial concluído para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação de R$ 60 para o dia da votação e certificado dos serviços prestados. Aqueles que exercem a função ainda podem ter preferência no desempate em concursos, desde que prevista no edital, e caso esteja cursando a graduação podem utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.
“O trabalho dos mesários é de extrema importância, pois somente com a colaboração desses servidores é possível a consolidação do processo eleitoral, consequentemente da democracia. A Justiça Eleitoral agradece a participação de todos os envolvidos lembrando que ser mesário, acima de tudo, é um ato de cidadania!”, concluiu a chefe do Cartório Eleitoral de Cândido Mota, Fernanda Valéria da Silva Ortiz Baldo.