O Diário do Vale - A Região no Mundo!

O que é Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social?

Para a psicóloga Juliana C. Cassemiro, 'se a fobia social não for tratada a pessoa tem um agravamento progressivo da qualidade de vida'.

Os sintomas psicológicos e comportamentais apresentados são: a ansiedade atinge um ponto em que tarefas diárias, incluindo a vida social na escola, no trabalho e outras atividades são afetadas; evita situações onde a pessoa sente que ele ou ela pode ser o centro das atenções; crianças com um possível transtorno da ansiedade social tendem a ter medo exagerado de passar vergonha em frente aos colegas, mas não em frente dos adultos; medo considerável de estar em situações com estranhos; ficar apavorado ao pensar em como se apresentar para outras pessoas; medo excessivo de ser criticado; medo excessivo de que outras pessoas possam reparar que você está ansioso; preocupação com o fato de estar ansioso, o que faz a ansiedade piorar; preocupação excessiva de ser humilhado ou passar vergonha; medo de conhecer pessoas com certo nível de autoridade; ter ataques de ansiedade ou ataques de pânico intensos no meio de uma situação temida; evitar fazer certas coisas ou falar com certas pessoas por causa do medo de passar vergonha ou humilhação; preocupação excessiva de entrar em situações em que ele ou ela pode ser julgado; branco na mente em situações que causam ansiedade.
Alguns sinais e sintomas físicos podem, por vezes, acompanhar a fobia social, como: batimento cardíaco acelerado; dor no estômago ou náuseas; problemas para recuperar o fôlego; tontura ou vertigem; diarréia e tensão muscular.
Se a fobia social não for tratada a pessoa tem um agravamento progressivo da qualidade de vida. Os prejuízos pessoais, profissionais, sociais, afetivos são afetados de tal forma que a vida da pessoa torna-se incapacitante, muitas vezes tendendo a um isolamento e solidão.
O transtorno pode começar na infância, arrastar-se pela adolescência e atingir a vida adulta. Quanto mais cedo for enfrentado, melhores serão os resultados e menos sofrimento trará para a pessoa.
Com terapia a pessoa consegue reconhecer os pensamentos negativos que carrega consigo e, em seguida, mudá-los, desenvolvendo habilidades que o ajudem a ganhar confiança em situações sociais.

AGENDE SUA PSICOTERAPIA
PARTICULAR/DESCONTOS PARA CONVÊNIOS

Ultimas Notícias!