A palmitalense Joyce Manfio, de 23 anos, conquistou no domingo, dia 10, seu segundo título no futebol profissional. A atacante teve boa atuação pelo Avaí Kindermann no empate em 2 a 2 com o Criciúma no estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), em Florianópolis. Como havia vencido a primeira partida por 2 a 1, a equipe levantou pelo segundo ano seguido a taça do Campeonato Catarinense Feminino, a 15ª conquista da história do clube.
Sob o comando da técnica Carine Bosetti, o Avaí Kindermann teve uma campanha impecável na fase de grupos, com 100% de aproveitamento e uma defesa sólida, que sofreu apenas um gol em toda a competição. Joyce atuou no ataque do time base durante todo o Campeonato Catarinense e marcou cinco gols, sendo quatro em apenas uma partida em setembro, na goleada de 10 a 0 sobre o Floresta.
Em 2024, Joyce defendeu sua equipe, que é baseada na cidade de Caçador, na Supercopa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Em junho deste ano, integrando a equipe do Avaí que representou a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) – Campus Caçador -, a atacante foi campeã do Campeonato Pan-Americano de Futebol Feminino realizado em Punta Del Este, Uruguai.
Histórico
Nascida em Palmital, Joyce é a filha caçula da manicure Josiane e do funcionário municipal André Luis Manfio – os irmãos mais velhos são Alan Augusto e Anderson. Ela começou a treinar futebol de salão aos 15 anos na equipe do técnico Rafael Arizono, que tem apoio da Prefeitura, e passou a se destacar em competições regionais, além de defender a delegação palmitalense na edição de 2018 dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos. Devido ao talento nas quadras, Joyce foi levada em 2018 pelo treinador Rafael para Santa Catarina, onde foi integrada à equipe Female, de Chapecó.
Em 2020, ela migrou para os gramados e foi para um time de Toledo, no Paraná, que defendia o Coritiba em competições nacionais e internacionais, onde permaneceu até 2021. Em 2022, já pela Equipe do Criciúma, foi destaque no Campeonato Catarinense e, pelo bom desempenho, recebeu convite para atuar no Avaí Kindermann, onde teve boas atuações nas duas últimas temporadas.
(Do Jornal da Comarca)