O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Para Secretaria de Saúde de SP, ‘ é precipitado e irresponsável afirmar que caso de Lençóis Paulista está associado à vacinação’

Criança de 10 anos teria apresentado alterações nos batimentos cardíacos e desmaiado cerca de 12 horas após ter recebido dose pediátrica da Pfizer.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, da prefeitura de Lençóis Paulista, na região Centro-Oeste de São Paulo, decidiu nesta quarta-feira, dia 19, suspender a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos por uma semana. A decisão, segundo nota divulgada no site oficial do município, ocorreu após uma criança de 10 anos sofrer uma parada cardíaca 12 horas após ter recebido uma dose pediátrica da vacina Pfizer. De acordo com a família, a criança foi reanimada e está estável e consciente, em observação no Hospital da Unimed, em Botucatu.
O município afirma ainda, entender que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas, diante do ocorrido, foi dado prazo de sete dias para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças da cidade vacinadas até o momento.
O evento foi comunicado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, através da Vigilância em Saúde. A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, disse que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes, impactando diretamente na redução de casos graves e internações por Covid-19. A pasta estadual informou ainda que o Centro de Vigilância Epidemiológica está acompanhando e analisará o caso de Lençóis Paulista. Ainda informou que todos os casos de eventos adversos são examinados por uma comissão de especialistas antes de qualquer confirmação.
“É, portanto, precipitado e irresponsável afirmar que o caso do município está associado à vacinação. Na maioria das vezes, os casos de eventos adversos pós-vacinação são coincidentes, sem qualquer relação causal com o imunizante”, afirma a secretaria.
A vacinação de adultos segue normalmente no município.

Ultimas Notícias!