O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Parceria com a Flora Vale coleta sementes para reflorestamento em Cândido Mota

A gestão ‘Construindo Um Novo Tempo’ tem realizado várias ações em favor do Meio Ambiente.

A Prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama), segue com as parcerias em favor do Meio Ambiente. A gestão ‘Construindo Um Novo Tempo’ tem realizado várias ações nessa esfera, com apoio da Coopermota, Sindicato Rural, Casa Di Conti e, desta vez, a equipe da Flora Vale esteve na Praça João XXIII para coletar sementes da famosa peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron). As sementes coletadas serão cultivadas pela Flora Vale e muitas utilizadas para reflorestamento na nossa cidade, como resultado dessa cooperação.
A peroba-rosa é uma árvore de madeira de lei, quase extinta no estado de São Paulo. As perobas são árvores de grande porte que chegam a alturas de até 50 metros e alguns metros de diâmetro. O crescimento inicial da peroba-rosa é muito lento e, na região Sudeste, esta espécie somente floresce a cada 2-4 anos. Possui a casca viva de cor rósea, de onde advém seu nome popular, e é aproveitada na medicina popular como tônica contra a febre. Na copa das árvores, elas costumam abrigar várias espécies de plantas epífitas, tais como orquídeas, bromélias, cactos e musgos. Sendo, portanto, um verdadeiro berçário da biodiversidade, juntamente com outras árvores nativas.
“É uma árvore madeireira popular, que tem sofrido intensa exploração e perda de habitat nas últimas décadas. Salvar a peroba, bem como outras espécies nativas das florestas, portanto, deve ser prioridade no planejamento das políticas públicas, seja através de leis mais rígidas contra a degradação ou na fiscalização e punição aos infratores”, disse o secretário de Meio Ambiente de Cândido Mota, Enio Lino Botega Nogueira.

Ultimas Notícias!