O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Pedrinhas Paulista mantém ações de prevenção contra a dengue

As ações de combate à dengue são realizadas constantemente pela Secretaria de Saúde de Pedrinhas Paulista.

Além de estar atento para a prevenção da Covid-19, é preciso combater também a proliferação do mosquito ‘aedes aegypti’, responsável pela transmissão da dengue, zikavírus, febre chikungunya e febre amarela. A afirmação é do prefeito de Pedrinhas Paulista, Freddie Nicolau.
Ele disse que a prefeitura de Pedrinhas Paulista mantém ações de prevenção a esse outro grande inimigo da saúde pública.
As ações de combate à dengue são realizadas constantemente pela Secretaria de Saúde de Pedrinhas Paulista, através da vistoria onde há grande quantidade de possíveis focos do mosquito. É feito o tratamento perifocal, que consiste na aplicação de uma camada de inseticida de ação residual. O objetivo é atingir o mosquito adulto no momento anterior à postura de ovos.
“Quinzenalmente esses locais são revisados, e o inseticida reaplicado a cada 60 dias. O veneno, além de matar as larvas, impede que novas apareçam. A aplicação de produtos químicos apresenta grande importância na interrupção da transmissão de dengue no meio urbano”, esclareceu a responsável pelo controle de endemias em Pedrinhas Paulista, Elza Sperdutto.
Além das ações realizadas pela prefeitura, a administração pede a colaboração da população no combate ao mosquito.
Com apenas 10 minutos por dia, você faz a sua parte e elimina a água parada da sua casa ou comércio. “Tire um tempinho e tome uma atitude contra a dengue. Acabar com os focos do mosquito é um dever de todos”, alerta a prefeitura.

Formas de prevenção:

  • Os reservatórios de água devem ser mantidos sempre bem tampados e lavados ao menos uma vez por semana.
  • Os lixos, da mesma forma, bem tampados e fechados em sacos plásticos – não os jogue em terrenos abandonados.
  • Garrafas usadas sempre de cabeça pra baixo ou tampadas.
  • As calhas devem ser sempre limpas e qualquer indício de água acumulada deve ser retirada.
  • As vasilhas dos pets devem ser limpas com água e sabão e a água deve ser trocada ao menos duas vezes ao dia.
  • Nos jardins ou naquele cantinho de planta da sua casa, os pratinhos ou vasos devem estar com areia e lavados com água e sabão toda semana.
  • Pneus apenas em algum lugar coberto e sem água.

Ultimas Notícias!