A prefeitura de Pedrinhas Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ‘Maria Leontina’ e o Conselho Municipal do Idoso, realizaram atividades alusivas durante o mês de junho, sobre a Conscientização da Violência contra a pessoa idosa, chamado de ‘Junho Violeta’.
A cor violeta é o símbolo dessa campanha, que incentiva o ato de oferecer uma violeta em forma de gratidão pelo idosos existirem, ao invés da violência.
O objetivo principal da ação é mobilizar a sociedade às práticas prejudiciais à saúde física, emocional, psicológica, econômica e a importância do cuidado da família e do autocuidado pelo bem seu estar. Os idosos necessitam florescer em um ambiente de carinho, atenção, dignidade e respeito.
Durante o mês, as técnicas do Cras, Dirce Godinho e Suzane Ratz, realizaram roda de conversa com os grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município, realizaram a entrega de vasos com flores ‘Violetas’ e fixação de cartazes nos estabelecimentos da cidade, para reforçar a importância do ‘Dia Internacional da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’, que é celebrado dia 15 de junho.
A violência contra idosos pode se manifestar de diferentes formas e com bastante frequência dentro do ambiente familiar. Dentre elas, podem ser destacadas a violência física, psicológica, doméstica, negligência e abandono, institucional, financeira, patrimonial, sexual e diversas formas de discriminação.
A roda de conversa também realizou a orientação de como identificar os diferentes tipos de violência contra o idoso e como se defenderem e denunciarem caso venham sofrer alguma espécie de violência.
O Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/03), que regula os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, estabeleceu categorias das formas de manifestação da violência contra a pessoa idosa.
A violência contra a pessoa idosa é crime!!
Caso conheça algum idoso que esteja sofrendo um desses tipos de violência, denuncie no Disque 100, ou no Cras de sua cidade. Não tenha medo, pois a denúncia será anônima.


(Assessoria de Comunicação PMPP)