Na manhã de quarta-feira, dia 12, no Palácio dos Bandeirantes, São Paulo, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, prestou homenagens aos integrantes da Segurança Pública, com a Condecoração de Destaque ‘Policial Nota 10’.
O Deinter 8 foi representado pelos Policiais Civis, delegado Pablo Rodrigo França, investigador Janio Kono Junior e agente de telecomunicações policial Ricardo Antônio Porto Matazo, pelo exímio trabalho investigativo realizado através da DEIC 8 – Divisão Especializada de Investigações Criminais e da Unidade de Inteligência Policial do Deinter8, que resultou na denominada Operação ‘Anteros’, revelando a atuação de complexa organização criminosa no Estado de São Paulo e em outros entes da Federação (SC, PR, BA, MG, CE e RR), articulada para a prática de extorsão por meio de redes sociais e aplicativos de relacionamentos virtuais na Internet, com a ‘lavagem’ do capital auferido ilicitamente, causando prejuízo financeiro às vítimas de aproximadamente R$ 24 milhões.
O ininterrupto trabalho técnico desenvolvido pela equipe de Policiais Civis que, por meio de modernas técnicas de investigação criminal, resultou na identificação de 437 vítimas, no indiciamento de 210 pessoas, na expedição de 181 mandados de prisão e 206 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de R$ 5 milhões; A operação teve repercussão nacional e internacional, teve sua exposição em painel no Fórum Brasileiro de Segurança Pública no mês de novembro de 2021 e foi objeto de Elogio (artigos 58,59, inciso III e 61,parágrafo único, da LC 207/79), concedido pelo Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia, publicado no DOE de 02.12.21, Seção I – página 18.
A operação ‘Anteros’ recebeu destaque na imprensa nacional em razão da sua atuação de enfrentamento da criminalidade organizada, que causou prejuízo a número indeterminado de vítimas, no golpe de falso namoro, em que as vítimas acabam enviando recursos financeiros até mesmo para o exterior, iludidas por um falso relacionamento.
O trabalho investigativo possibilitou conhecer e produzir provas sobre o funcionamento das células da organização criminosa, assim como a recuperação de ativos, uma esperança de ressarcimento para as vítimas do golpe.
A entrega do homenagem foi acompanhada pelo Diretor do Deinter 8, Walmir Geralde, e demais autoridades civis e militares. Outros policiais civis, militares e integrantes do IML também foram homenageados pela relevância e excelência dos trabalhos prestados à população paulista.
