Você sabe qual o momento ideal da primeira consulta ao dentista? Alguns dentistas podem responder que seria ao nascimento dos primeiros dentes, porém, a melhor fase é ainda dentro do ventre materno, quando os dentes estão ainda em formação.
Durante o pré- natal odontológico podemos prevenir doenças bucais na mãe e até má formação do esmalte dentário no bebê.
O odontopediatra é responsável por cuidar da saúde bucal do bebê e da mamãe também, ainda no período gestacional. É neste momento que orientamos a futura mamãe sobre os primeiros cuidados que terá com a boquinha do bebê e auxiliamos no preparo para amamentação.
Em nossa próxima matéria falaremos sobre a importância do pré-natal odontológico, e ainda teremos a importância de não perder precocemente os dentes de leite, hoje vamos nos ater a entender a importância da consulta inicial, a consulta pós-natal.
A Consulta Inicial é fundamental para que o Odontopediatra conheça a criança e tudo referente a ela.
O atendimento infantil deve ser lúdico e tem algumas diferenças do atendimento de adulto. É necessário investir tempo e psicologia. Pois, as crianças ainda não apresentam maturidade suficiente para compreender a importância de cuidar da saúde bucal, por isso fazemos isso de uma forma divertida, tanto para a criança, quanto para a família.
Chamamos a primeira consulta de “Encantadora”.
Ao chegar na clínica os papais são preparados pela nossa equipe, com orientações, e vídeos.
É feita uma anamnese. Tudo deve ser relatado na anamnese (entrevista), pois a história médica e odontológica pregressa e atual da criança/mãe/pai pode influenciar no diagnóstico, na dentição, conduta clínica e inclusive nos materiais utilizados durante um possível tratamento.
Nesta consulta tem muito diálogo e informação, de forma não cansativa, a família toda participa!
Escutamos e conhecemos o paciente (e vice-versa), o seu comportamento e os hábitos familiares para que se possa assim, formar uma parceria e um elo de confiança. A queixa principal do paciente e/ou do seu responsável também será sanada através de um exame clínico minucioso.
Nesta primeira consulta é imprescindível relatarmos a importância da prevenção, por isso já realizamos uma evidenciação de placa bacteriana (coramos a placa para a criança perceber onde a escovação está deficiente), aula de escovação e escovação supervisionada, entrega de Kit de Higiene de acordo com a idade do paciente, junto com a primeira profilaxia (limpeza e aplicação de flúor).
Algum outro procedimento clínico já poderá ser realizado de acordo com a urgência. Exames complementares tais como radiografias e possíveis encaminhamentos para outros profissionais de saúde como fonoaudiólogo, podem ser solicitados. Todas as medidas necessárias serão tomadas de acordo com a realidade e perfil de cada criança.
Nisto desenvolvemos um elo entre família, odontopediatra e paciente, assim somos um time forte, e podemos realizar qualquer procedimento com calma, tranquilidade e conforto.
Por isso tudo supracitado, a consulta inicial odontopediátrica deve ir muito além de “orçamento”, “olhadinha” ou mera curiosidade. Aliás, o nome correto é consulta. A criança precisa e merece ser vista como um todo, e o profissional precisa e deve prestar um atendimento de excelência. Para tal, há um valor, pois todos os trabalhos profissionais devem ser remunerados, além do que, atendimento gratuito quando não é filantrópico vai de encontro ao Código de Ética Odontológico.
Os cuidados com os dentes de leite devem ser estabelecidos, só assim os permanentes serão bem cuidados.
Enfim, para os pais a consulta é um grande investimento na saúde bucal da criança, visando apenas a prevenção e retornos periódicos com limpeza, sem procedimentos maiores, cruentos e pesados ao bolso!
Toda criança merece passar por esta experiência e definitivamente desmistificar o medo de dentista!

