Os períodos de calor intenso e aumento de chuva são oportunos para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre amarelada zikavirus e Chikungunya. Diante disso, a prefeitura de Pedrinhas Paulista tem desenvolvido campanhas preventivas de conscientização da população.
De acordo com o poder público municipal, o aumento da temperatura que ocorre nessa época do ano, tende a acelerar o desenvolvimento do mosquito.
As principais recomendações para os cidadãos são a realizar da limpeza frequentemente de casas e quintais, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, calhas, garrafas, caixas d’água, ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do Aedes Aegypti; manter as lixeiras bem fechados e ralos limpos; tratar a água da piscina com cloro, limpando-a ao menos uma vez por semana; lavar os recipientes de água dos animais de estimação, entre outros cuidados para evitar o acúmulo de água.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pedrinhas Paulista, através da Vigilância Sanitária, realiza o ano todo, ações de controle contra o mosquito.
Segundo a prefeitura, os agentes estão diariamente trabalhando no controle da proliferação em todo município, mas a participação da população é de extrema importância. As visitas domiciliares dos Agentes de Vigilância Sanitária são essenciais no combate contra a dengue, para identificar focos e ajudar em sua remoção, também orientando o proprietário do imóvel. “Por isso pedimos a colaboração de toda a população para sempre receber a visita dos agentes em seus domicílios, além de seguir todas recomendações e orientações dadas pelos servidores públicos. Ao encontrar algum foco de proliferação do mosquito em terrenos ou imóveis abandonados, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone (18) 3249-1000”, disse o prefeito Freddy Nicolau.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)