O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Prefeitura realiza poda de mais de 400 árvores em áreas públicas de Cândido Mota

O objetivo é melhorar o paisagismo, a iluminação e dar melhor visibilidade à sinalização de trânsito.

A prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, está realizando a poda de árvores nas escolas municipais da cidade e dos distritos, bem como dos prédios públicos e áreas verdes. O objetivo, segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Paulo Moreira Júnior, ‘é melhorar o paisagismo, a iluminação e dar melhor visibilidade à sinalização de trânsito, contribuindo para a segurança e tornando assim a cidade mais limpa e organizada’.
“As podas tiveram início na segunda-feira, dia 19, nas unidades escolares, e se estenderão para os prédios públicos e áreas verdes, seguindo um cronograma onde serão realizadas as podas em 52 árvores nas escolas e aproximadamente 377 árvores nas áreas verdes e prédios públicos do município”, detalhou Moreira Junior.
O secretário explicou também que o Departamento de ‘Manutenção de Praças e Jardins’ está realizando o trabalho de podas e recolhimento dos galhos, que são transportados ao aterro controlado, para fazer parte da ‘massa verde’. “São separados e classificados para que sigam o processo característico de cada material. O material é transformando em compostagem e lenha, dando assim uma destinação correta aos resíduos ‘massa verde’”, explicou Paulo Junior.
E continuou: “A poda na arborização urbana visa basicamente conferir à árvore uma forma adequada durante o seu desenvolvimento, mantendo-as limpas e livres de galhos indesejados, prejudiciais ao seu desenvolvimento e também potenciais causadores de acidentes. A arborização é um item muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Além da sombra em dias de sol, ela nos dá maior oxigenação, diminuição da poluição e maior permeabilidade do solo, que são essenciais à qualidade de vida”.

Poda Drástica
A secretaria faz um alerta à população quanto à poda drástica de árvores, principalmente as que acontecem no passeio público. “Este tipo de poda é considerado crime ambiental previsto na Lei Federal n. 9.605/98. A pessoa que infringir esta lei será notificada. O infrator que utilizar esta técnica de poda, corte e derrubada de árvores não autorizada, está sujeito a pagar multa por cada árvore danificada”, explicou.
“Quando houver necessidade de se cortar uma árvore, o correto é entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que examinará a árvore e a real necessidade do corte ou poda. Para solicitar este serviço, a população deve entrar em contato pelo telefone (18) 3341-5237 ou comparecer pessoalmente na Secretaria. O dever de zelar pelo nosso meio ambiente é de todos nós”, falou Paulo Moreira.
O prefeito Roberto Bueno também falou sobre o serviço que está sendo realizado. “Em relação à poda nas escolas, temos que nos preocupar com a segurança dos alunos. O trabalho vem sendo realizado depois de estudos e com objetivo de manter as ruas livres dos excessos de galhos, que prejudicam e podem ocasionar problemas junto à rede elétrica, melhorar a iluminação e visualização da rua e calçada, aumentando a segurança dos locais. Além disso, o serviço visa também atender solicitações feitas pela comunidade e Câmara de Vereadores”, completou.

Ultimas Notícias!