A primeira sessão do ano na Câmara de Vereadores de Tarumã, realizada em caráter extraordinário na segunda-feira, dia 13 de janeiro, atraiu um grande público interessado em acompanhar as discussões e deliberações dos novos vereadores.
A reunião legislativa abordou diversos projetos importantes para o município. Entre os destaques estavam a reposição salarial dos servidores públicos, a retirada de uma cobrança adicional de 5% no IPTU e o reajuste conforme o índice da inflação.
Durante a discussão sobre a antecipação da reposição salarial, sugerida pela prefeita Adriana Roncada para ser realizada em fevereiro, a vereadora e presidente da Câmara, Solange Caron, utilizou a tribuna para elogiar a proposta do Executivo. Em seguida, fez duras críticas à gestão anterior.
Foi nesse momento que Solange fez um questionamento: “Nos últimos dias da antiga gestão, um pouco mais de 49 mil arquivos públicos, o equivalente a 100 gigabytes de dados, foram apagados dos sistemas da prefeitura”, denunciou.
“A nova gestão [de Adriana Roncada], em seus primeiros dias de administração, já enfrenta enormes dificuldades para localizar documentos importantes. Foram deletados 49 mil arquivos públicos, prejudicando o acesso a informações essenciais”, declarou Solange.
A presidente da Câmara também destacou que, nos dias 30 e 31 de dezembro de 2024, ‘a administração anterior concedeu férias antecipadas aos servidores, algo que considerou atípico, já que em anos anteriores as dispensas eram feitas apenas na última data do ano’. Segundo Solange, a exclusão dos documentos ocorreu justamente nesse período de dois dias.
A vereadora afirmou ainda que a nova administração, de quem é aliada, está realizando um levantamento detalhado para identificar a extensão dos prejuízos e que medidas legais serão tomadas.
Outro lado
O jornal e portal O Diário do Vale reitera que está à disposição da gestão anterior para prestar esclarecimentos que considerar necessários sobre os temas abordados pela presidente.
(Colaborou Blog Diários de Tarumã)