O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Profecia para 2060. Um sonho a mais…

Na crônica de hoje, o historiador Romildo Pereira de Carvalho fala do cirurgião dentista Rafael Maroubo.

A crônica de hoje é um pouco diferenciada. Posso denominá-la de ‘Crônica Profética’, é para ser publicada e lida no ano de 2060. Ela tem alguns exageros, entretanto o meu objetivo é extrair o que há de melhor na vida das pessoas e levar a alegria para o protagonista e aos leitores.
O amigo lembrado hoje faz parte comigo, além da Família E.C.C., da associação S.E.E (Sociedade Esportiva dos Extrovertidos). Estes dias ele chegou em nosso salão, cumprimentou e brincou com todos, dizendo que seu sonho era fazer 80 anos e ter uma crônica sua, escrita por mim. Aí está! Somos ‘donos do tempo’, podemos fazer hoje, e o futuro a Deus pertence.
Estamos em 2060, o nosso amigo, o competente odontologista, cirurgião, professor Rafael Maroubo, está felicíssimo, em pleno vigor físico dos seus 80 anos, o ano passado (2059), comemorou ‘Bodas de Ouro’, compartilhando as alegrias, juntamente com a bela e inteligente esposa, fisioterapeuta Cristiane Almeida, seus 50 anos de matrimônio, onde desta união nasceram os filhos, o inteligente e bondoso Pedro, nome em homenagem ao avô materno do Rafael, o querido senhor Pedro Andreotti; e a graciosa e inteligente Marina.
O casal de filhos resolveu seguir as profissões dos pais, ou seja, o Pedro é hoje um conceituado cirurgião dentista, e a Marina destaca-se na fisioterapia e nas aulas de pilates, onde seu pais, o Rafael e a Cristiane são seus principais alunos. Isso demonstra a boa performance do belo casal! Ainda bem que energia não lhes faltam, para correrem atrás dos seis netos que seus filhos lhes deram. O Pedro seguiu os avós paternos, ou seja, os amigos Toninho e Cleuza Maroubo, e teve três filhos; e a Marina, seguiu seus avós maternos, ou seja, os amigos Lairton e Clarice, teve três filhas.
O casal Rafael e Cristiane acabou de chegar dos Emirados Árabes, foi assistir a decisão do Mundial Interclubes, depois de um tenebroso, rigoroso e demorado ‘inverno’. O Palmeiras conseguiu o tão sonhado Campeonato Mundial. Rafael e Pedrão são uma alegria só! Ufa até que enfim!
Rafael, durante sua vida, além de ser bastante comunicativo, como eu, cumprimenta até o poste, porque vai que uma noite na escuridão o poste nos reconheçam e acende a luz para tirar-nos das ‘trevas’ – destacou-se muito na profissão, levando as pessoas a melhorarem seus sorrisos e a degustarem as ‘rapaduras’ da vida. Também ministrava aulas para milhares de alunos.
Quando frequentávamos seu consultório e estávamos com a boca anestesiada, ele não parava de nos perguntar as coisas; conseguíamos responder somente ‘aham’. Ele perguntava sobre tudo, família, religiosidade, esporte (Corinthians), que ‘vai perder hoje’. Uma figura este doutor Rafael!
Além da profissão, Rafael se destacou na filantropia, nato dos ‘Maroubos’. Foi presidente de todas as entidades altruístas da cidade. Não se contentando com isso, resolveu entrar para a vida pública, elegendo-se prefeito por quatro mandatos, quebrando os recordes dos amigos ‘Robertão’ e Cidinho de Lima, o grande vizinho dos meus pais. Sua administração foi pautada na saúde e na educação e sua grande marca foi ter feito a tão sonhada ponte que liga a nossa cidade aos Estados do Sul do Brasil.
A nossa cidade ganhou muito com esta ponte, porque a região Sul, depois das tentativas Farroupilhas, conseguiu se separar do Brasil, formando a Monarquia dos ‘Pampas’, novo país; e a ligação com este novo país se faz através da nossa ponte, grande marco na nossa economia. Dessa forma, o ‘Gigante Vermelho’ se tornou uma metrópole, com a maior distribuição de renda do país.
E por falar no novo país ‘os pampas’ ainda continua sob o reinado da Família do Fernando II, que é natural de Cândido Mota, e mudou-se para Florianópolis e por incrível que pareça, tinha a mesma formação profissional do Rafael.
Assim é a vida, vivendo de sonhos e buscando as alegrias, conseguimos torná-la mais atraente e mais longa. A vida é muito breve e tem pessoas que a abrevia mais ainda, vivendo na ignorância, perdendo tempo com coisas irrisórias, com mágoas, com ingratidões, com ‘disse-que-disse’.
Enfim, vamos na Graça de Deus, prolongando o máximo as nossas vidas, ousando ter fé, resistindo e vencendo as ‘batalhas’ diárias! Que venha 2060… Louvado seja o nosso Amigo e Senhor Jesus Cristo! Paz e Bem!

Romildo Pereira de Carvalho é historiador e colaborador voluntário de O Diário do Vale.

Ultimas Notícias!