Foi lançado em Cândido Mota na noite desta terça-feira, dia 29, o Programa ‘A União Faz a Vida’ (PUFV). Trata-se da primeira cidade do Estado de São Paulo da área de atuação da Sicredi Paranapanema PR/SP a receber a iniciativa de responsabilidade social desenvolvida pelo Sistema Sicredi – desde 2007, a cooperativa vem estendendo o programa, sendo que a ação inaugural ocorreu no município de Itambaracá.
Na cidade paulista, o convênio foi firmado com o Centro Vocacional Frei Paulino, que tem como missão desenvolver programas e projetos em defesa dos direitos humanos e na promoção da cidadania, com ações socioeducativas para crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social. Além disso, as duas instituições compartilham os mesmos valores, como a solidariedade, a ética, a sustentabilidade e a transparência.
Ao todo, cerca de 200 pessoas estiveram na cerimônia, que aconteceu na Chácara Pulica. Entre elas, o presidente da Sicredi Paranapanema PR/SP, Cláudio Marcos Orsini, o diretor-executivo, Volmir Caraciolo e o diretor de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Felix de Sá, além da gerente geral da agência Maria Angélica Sordi da Silva Rocha Loures, colaboradores do Sicredi e do Centro Vocacional Frei Paulino, o prefeito Roberto Bueno e a esposa Neia Bueno, secretários municipais, autoridades, lideranças do município e empresários da cidade.
Cândido Mota é o sétimo município da área de atuação da Sicredi Paranapanema PR/SP a contar com o PUFV. Além de Itambaracá, Nova América da Colina, Uraí e Nova Santa Bárbara contam com parcerias com as respectivas secretarias municipais de educação; em Bandeirantes, há um projeto integrado ao Sesi; em Cambará, a parceria é com o Colégio Nossa Senhora das Graças.

presidente do Centro Vocacional Frei Paulo, José Osmar Matiolli
Fazer a diferença
Orsini afirma que a cooperativa está cumprindo com seus propósitos ao implantar o PUFV dentro de sua área de atuação, que engloba dois estados. “Ficamos orgulhosos e com a sensação de dever cumprido em firmar uma nova parceria, expandindo o programa que já estava no Paraná para o Estado de São Paulo. A iniciativa dissemina os valores cooperativistas e promove a educação para a comunidade como um todo, o que faz a diferença na vida das pessoas”, diz o presidente da Sicredi Paranapanema PR/SP.
O presidente do Centro Vocacional Frei Paulo, José Osmar Matiolli, afirma que o trabalho em conjunto vai gerar benefícios para a comunidade como um todo. “Há mais de 40 anos podemos contribuir com nossas crianças e adolescentes através do trabalho do Centro Vocacional. Com essa grande parceria, somamos mais forças para desenvolver nossas alunos e prepara-los para juntos construirmos uma sociedade melhor através da educação. Estamos ansiosos para colocar o programa em prática e fazer com que os jovens e adolescentes vivam novas experiências”, diz.
O prefeito Roberto Bueno destacou o aspecto social do projeto e a importância de ser desenvolvido no Centro Vocacional. “São duas importantes instituições, uma no município e outro no Brasil, que se juntam para iniciar um projeto de comprometimento social. Com certeza, o município de Cândido Mota se sente grato ao Sicredi, por nos escolher para sermos o primeiro projeto do Estado de São Paulo”, disse o prefeito, que estava acompanhado da esposa Neia Bueno e secretários municipais.
De acordo com dirigentes, em 2018, o Sistema Sicredi como um todo levou a sua iniciativa de responsabilidade social para 357 cidades do país em colaboração com 1.879 escolas, em 22 estados. Ao todo, o programa envolve 24.974 educadores e 257 mil crianças e adolescentes.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)

