O projeto de duas alunas da Etec ‘Professor Luiz Pires Barbosa’, o colégio agrícola de Cândido Mota/SP, faz parte das ideias inovadoras para solucionar problemas que afetam a sociedade das mais diversas maneiras, e que serão apresentadas durante a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que acontece entre os dias 19 e 22 de agosto, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Atentas à crescente incidência de transtornos de ansiedade na população mundial, as alunas Marcela Buzzo de Oliveira e Ana Camile Fernandes Neris apostaram em duas frentes para ajudar a combater o problema. Elas criaram um site que traz informações para pessoas se manterem atualizadas sobre diagnóstico, tratamentos e outras novidades sobre o tema e desenvolveram um game para entreter e aliviar os sintomas da patologia.
O projeto, ‘Relax Anxiety: uma proposta para auxiliar no alívio do transtorno de ansiedade’ tem como orientadora a professora Andréia de Cássia dos Santos e coorientadora, Annecy Tojeiro Giordani.
O jogo encontra-se em um site informativo sobre o Transtorno de Ansiedade, juntamente com uma história introdutória ao seu contexto, podendo ser lida e escutada com informações adicionais; e uma página de informações básicas sobre a doença, no endereço https://oliveira191205.github.io/Relax-Anxiety/jogo.html. É responsivo, podendo ser acessado em diferentes dispositivos, como notebook, celular e tablet. Já o jogo, fica melhor se utilizado pelo computador ou notebook, por conta das teclas para jogar.
Fetesp
Em sua 15ª edição, a Feteps apresenta 132 projetos. Destes, 112 foram desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead) do Centro Paula Souza (CPS). A mostra ainda conta com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nacionais e internacionais.
Desenvolvidos em grupos formados por até três alunos, os projetos foram norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).