O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Quais os principais transtornos mentais no idoso?

Artigo da psicóloga cândido-motense, Juliana C. Cassemiro.

· Depressão: o que antes era interessante ou motivo de alegria deixa de ser importante. As características da depressão no idoso costumam ser desinteresse, isolamento de familiares e pessimismo.
· Ansiedade: o indivíduo que antes era acostumado a lidar com uma ansiedade ocasional passa a ter dificuldade para gerenciar a ansiedade constante e intensa, que inunda seus pensamentos e interfere na saúde do corpo. Os sintomas do transtorno de ansiedade são tanto físicos quanto psicológicos, sendo comum a preocupação excessiva com o futuro, falta de concentração, fadiga, tensão muscular, pessimismo, desconforto estomacal, medo irracional, entre outros.
· Demência: os sintomas incluem perda de memória, desorientação, dificuldade para falar e realizar atividades do dia a dia, alterações na personalidade e comportamento inapropriado.
· Síndrome do pânico, também conhecida como transtorno do pânico: os sintomas desta condição estão batimentos cardíacos acelerados, náusea ou vômito, excesso de preocupação, pensamentos trágicos, tremores no corpo, sensação de sufocamento e dor no peito.
· Bipolaridade: tem como característica marcante a alteração anormal de humor, que geralmente começa com uma fase de grande euforia que pode durar dias, semanas ou meses, mas termina em um período depressivo.

A terapia pode contribuir para a autoestima dos idosos, auxiliar na busca por propósitos de vida e ainda proporcionar conforto em situações difíceis. A consulta com uma psicóloga é um momento destinado exclusivamente a cuidar da mente!
Muito importante que se note e preste atenção no idoso ao seu redor e lhes ofereça ajuda!

“Uma boa época para se pensar sobre a velhice é a juventude, e a principal hora de se pensar sobre ela é certamente ao ficarmos velhos”. (B.F.Skinner)

ATENDIMENTO ADOLESCENTE, ADULTO E IDOSO.

Ultimas Notícias!