O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Quais os problemas que mais impactam os idosos?

Artigo da psicóloga cândido-motense, Juliana C. Cassemiro.

· Solidão: é um dos principais problemas enfrentados por essa faixa etária. Idosos que moram sozinhos ou que são colocados em asilos recebem poucas visitas de familiares.
· Alterações de humor: as dores do corpo e as dores emocionais interferem no humor do cotidiano, gerando raiva, tristeza e frustração.
· Ócio: é prejudicial para todas as idades, mas, sobretudo, para os idosos. Quem não trabalha, mora longe da família ou não possui um passatempo para se ocupar, passa muito tempo na ociosidade, preenchendo a mente com pensamentos sem importância.
· Negligência da família: a socialização com filhos e netos, mesmo que breve, deixa o idoso de bom humor e afasta a depressão. A negligência neste sentido, bem como a negligência de suas necessidades especiais, pode desencadear doenças graves e levá-lo à depressão profunda.
· Corpo debilitado: uma das dificuldades comuns que as pessoas possuem ao ficarem mais velhas é a aceitação da debilitação progressiva do corpo. Afinal, é preciso aceitar a limitação da liberdade de fazer certas atividades e de frequentar certos ambientes.
· Mente debilitada: a debilitação da mente é outro fator que causa sofrimento aos idosos. Então, a percepção de que a mente não funciona mais como antes, com a memória prejudicada e o raciocínio lento, desperta tristeza e preocupação.
· Insônia: idosos costumam dormir pouco e ter sono leve, gerando letargia e sonolência durante o dia. Portanto, a razão para os distúrbios do sono aumentarem na terceira idade são variadas, desde condições de saúde mental até disfunções hormonais.

O processo psicoterapêutico pode auxiliar o idoso a entender melhor sobre sua condição de saúde, o uso de medicamentos e tratamentos médicos, que por vezes esteja se submetendo, além também de ajuda-lo a entrar em contato com questões emocionais e psíquicas. As sessões de terapia do idoso seguem o mesmo padrão e modelo das demais – são encontros semanais sempre visando uma melhora de qualidade de vida do cliente, adaptando-os às necessidades e anseios de quem busca mais do que auxílio – uma nova maneira se ver e se posicionar no mundo, com mais alegria, otimismo e bem-estar.
Muito importante que se note e preste atenção no idoso ao seu redor e lhes ofereça ajuda!

ATENDIMENTO ADOLESCENTE, ADULTO E IDOSO.

PARTICULAR E DESCONTOS PARA CONVÊNIOS: PREVER; Funerária Peniel; Funerária Pax Universal; Sindicato dos Trabalhadores e Sindicato Rural.

“Uma boa época para se pensar sobre a velhice é a juventude, e a principal hora de se pensar sobre ela é certamente ao ficarmos velhos”. B.F.Skinner

Ultimas Notícias!