A correção de dentes “tortos” possui uma solução conhecida por muitas pessoas: o uso de um aparelho ortodôntico. Porém, nem sempre passar por esse processo é simples ou fácil, o que faz com que surjam muitas dúvidas durante o processo do tratamento, sendo a mais comum: “Quanto tempo vai durar o meu tratamento com aparelho fixo?“
É muito comum que a resposta para essa dúvida seja um “depende”, e isso acontece porque o objetivo final de um tratamento ortodôntico é sempre proporcionar uma boa condição funcional e estética para o paciente. A questão é que para alcançar estes resultados, tudo vai depender do grau do problema a ser corrigido bem como da adesão do paciente ao tratamento.
Eu sempre digo que em média todo tratamento ortodôntico com aparelho fixo, ele dura em torno de 30 meses, ou seja, 2 anos e meio. Mas, existem alguns fatores fundamentais que irá influenciar nesse tempo de tratamento, como:
- Escolher um profissional que domine as mecânicas ortodônticas e que esteja bem atualizado com as diversas formas que temos para tratar as más oclusões;
- Colaboração do paciente, é muito importante que o paciente não quebre o aparelho durante o tratamento e também deve usar todos os dispositivos que o ortodontista preconiza, como os elásticos;
- A gravidade da má oclusão;
- Necessidade ou não de extrações;
- Idade do paciente;
- Problemas hormonais e medicações utilizadas.
Por: Dra. Isabela Oliveira – Formada pela Unimar – Universidade de Marília e especializanda pela FACOP – Bauru.
