O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Região segue sem chuva nos próximos dias, segundo boletim da Defesa Civil

Cândido Mota/SP segue sem chuvas e em alerta quanto ao risco de queimadas.

A região de Cândido Mota/SP segue sem chuvas e em alerta quanto ao risco de queimadas. Foi o que apontou o Boletim Metereológico divulgado nesta terça-feira, dia 25, pelo Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil Estadual (CGE), que traz, ainda, a previsão para a semana.
Entre esta terça-feira e sábado, dia 29, o tempo deve permanecer seco e firme em praticamente todo o Estado de São Paulo. Não há previsão de chuva para a maioria das áreas monitoradas durante este período, exceto para a região do litoral paulista neste dia 25 e quarta-feira, dia 26, onde há previsão de chuva com acumulados que não devem ultrapassar 10 mm.
Segundo o boletim, as temperaturas devem aumentar gradualmente ao longo do dia, resultando em uma sensação de calor em todo o Estado. Durante a tarde, os índices de umidade relativa do ar podem cair significativamente, atingindo níveis críticos abaixo de 30%, exceto no litoral paulista.
Na região de Cândido Mota, as temperaturas variam entre 16º e 30º na quarta-feira, dia 26, 18º e 30º no dia 27 e entre 16º e 30º no dia 28, com poucas nuvens. Já no sábado, dia 29, a mínima cai para 5º, com máxima de 23º, e tempo nublado.
A ausência de chuva e a baixa umidade relativa do ar estão entre as justificativas para o risco elevado de incêndios florestais em todo Estado de São Paulo, que está no mais grave estágio de risco, dividido entre: Baixo (amarelo); Alto (laranja); Alerta (vermelho); e Emergência (roxo). Até o próximo dia 29, a região de Cândido Mota se apresenta em Alerta, segundo o Mapa de Risco de Incêndio da CGE.

Prevenção às queimadas
Conforme a Defesa Civil, em 2023, mais de 90% dos 158 focos de incêndio em áreas protegidas tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas, de acordo com o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Diante disso, medidas de prevenção devem ser adotadas também pela população, como: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.

Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado.
Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundação Florestal (FF), e Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
Em 2023, em todo o Estado de São Paulo, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, ante 7.181 em 2022, queda de 86%. Os dados são do Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas.

Ultimas Notícias!