Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 26, a comemoração dos 60 anos da Etec ‘Professor Luiz Pires Barbosa’, o colégio agrícola de Cândido Mota. As festividades tiveram início no dia 21, com a realização da Feira de Ciência e Tecnologia, que contou com apresentação de trabalhos realizados pelos alunos. Para marcar as festividades, houve uma comemoração especial com a reinauguração do auditório do colégio, que recebeu o nome de ‘Márcia Regina de Oliveira Poletine’, uma homenagem in memorian à ex-supervisora regional do Centro Paulo Souza (CPS) e ex-professora da Etec de Cândido Mota, que faleceu durante à pandemia, vítima da Covid-19.

Participaram da solenidade, o diretor da Etec de Cândido Mota, professor Gilson de Gênova, o coordenador de Projetos respondendo pela Gestão de Supervisão Educacional do CPS, professor Randal do Vale Ortiz, coordenador responsável pela Cooperativa ‘Escola dos Alunos’ da Etec, professor João Maria da Silva, o primeiro e atual presidente da Cooperativa ‘Escola dos Alunos’ da Etec, Oscar Dias da Motta, o vice-prefeito Luiz Carlos Nicodemos, o ‘Carlos Gordo’, que representou Poder Executivo e presidente da Câmara de Vereadores, David Vieira da Costa, que representou o Poder Legislativo.
Estiveram presentes também a funcionária aposentada Maria Aparecida Franqui de Moraes, que representou os funcionários da Etec, Adriana Pagnan, que representou os pais dos alunos, os filhos da eterna professora Márcia Poletine, Ana Luiza Poletine Perobeli e Carlos Eduardo Poletine, secretária municipal de Educação e Cultura de Cândido Mota, Elaine Fontana, funcionários da Secretaria da Educação, vereadores e outras lideranças.
Durante a cerimônia, houve ainda a comemoração do ‘Jubileu de Prata’ da Cooperativa ‘Escola dos Alunos’ da Etec. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor do cooperativismo e da sociedade paulista durante os 25 anos de atividade, o superintendente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Aramis Moutinho Junior, entregou uma placa de homenagem ao primeiro e atual presidente da Cooperativa ‘Escola dos Alunos’, Oscar Dias da Motta, e ao coordenador responsável pela Cooperativa Escola, professor João Maria da Silva.

História
A história da tradicional Etec ‘Professor Luiz Pires Barbosa’, em Cândido Mota, começou em 26 de setembro de 1962, com a fundação da Escola de Iniciação Agrícola de nível primário. Depois de alguns anos, em 1969, sob direção do professor ‘Luiz Pires Barbosa’, a instituição tornou-se de nível técnico, oferecendo o curso Técnico em Agropecuária (ainda muito tradicional), juntamente com o colegial (terminologia utilizada à época para se referir ao atual Ensino Médio). Dessa forma, é importante mencionar que a primeira turma técnico-agrícola foi de 1969 a 1971.
Após a morte do ‘professor Luiz Pires Barbosa’, em 1971, a instituição passou ser chamada de Colégio Agrícola Estadual Professor Luiz Pires Barbosa, a fim de homenagear o diretor, por todo trabalho realizado à frente da Educação no município de Cândido Mota.
A partir de 1994, a unidade escolar passou a fazer parte da Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), autarquia da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, mantenedora dos recursos financeiros, técnicos, administrativos e pedagógicos. Desse período até a atualidade, os gestores que passaram pela escola, cumprindo com suas funções sociais, levando em consideração os anseios da comunidade escolar, analisando as necessidades do mercado, e as taxas de empregabilidade, solicitaram a implantação de novos cursos e a escola cresceu significativamente ao longo dos anos.
Contudo, desde o momento em que a escola passou a integrar a Ceeteps, a seleção dos alunos passou a ser feita por meio de processo seletivo constituído de uma prova que avalia as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens (Português), de Matemática, de Ciências Humanas (Geografia e História) e de Ciências da Natureza.
Contempla também valores e ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza. Foram adquiridas atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho, aplicando ações de intervenção solidária na realidade. Ainda, vale mencionar que com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº. 9694/96, em 1996, ocorreu o desmembramento do Curso Técnico e Médio, o que também contribuiu para o oferecimento de outras habilitações na instituição no futuro, tal como o curso Técnico em Açúcar e Álcool, em 1998, pioneiro na região na área sucroalcooleira e muito tradicional na escola até nos dias de hoje.
Por volta de 2014, a escola passou por uma grande reforma e adequação de alguns ambientes, financiadas pelo Governo do Estado de São Paulo, que possibilitaram o crescimento da unidade escolar e, consequentemente, dos cursos. Além do ensino público de qualidade, a Etec Prof. Luiz Pires Barbosa se destaca pela promoção de visitas técnicas, viagens culturais, festas típicas e quermesses. Ela ocupa um lugar de destaque na unidade a Cooperativa-Escola, que através de parcerias, contribui de forma significativa com a formação social dos alunos, bem como com a disponibilização de recursos financeiros para o desenvolvimento da escola.
Em 2022, a Etec Professor Luiz Pires Barbosa está oferecendo diversas habilitações: Ensino Médio Regular; Ensino Médio – Linguagens, Ciências Humanas e Sociais; Ensino Técnico Integrado ao Médio em Agropecuária e em Informática para a Internet; Novotec Alimentos; Novotec Agropecuária; Agropecuária MTEC – PI, além dos cursos modulares do período noturno Técnico em Açúcar e Álcool; Técnico em Agroindústria; Técnico em Agronegócios; Técnico em Administração; Técnico em Informática para a Internet; Técnico em Informática – Nova Matriz).
A Etec Professor Luiz Pires Barbosa tem como missão promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do município de Cândido Mota e região. Para isso, a escola valoriza o desenvolvimento humano; a postura ética e o comprometimento; o respeito à diversidade e a pluralidade; o compromisso com a gestão democrática e transparente; a cordialidade da relação de trabalho; a responsabilidade e a sustentabilidade; valores estes necessários para a formação humana e profissional dos educandos.