O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Reunião do Conseg lembra ex-presidente Alcídio Ribeiro

Encontro mensal do Conselho Comunitário de Segurança de Cândido Mota aconteceu na Câmara de Vereadores.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Cândido Mota, Rafaela Aparecida Daenekas Rampazzo, abriu a reunião ordinária mensal realizada na tarde desta quinta-feira, dia 20, lembrando do ex-presidente Alcídio Ribeiro. “Deixo registrado nossos sentimentos aos familiares e amigos do seu Alcídio, que foi um dos fundadores do Conseg em Cândido Mota e como presidente, por muitos anos, atuou incansavelmente em busca de soluções para melhorar a situação da segurança pública em nosso município”, disse. Alcídio Ribeiro faleceu no último dia 27 de maio, aos 83 anos.
O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores, contou com a presença de representantes das polícias Civil e Militar, vereador David Aparecido de Oliveira, o ‘David Leiteiro’, secretário municipal de Meio Ambiente Enio Lino Botega Nogueira, diretores, demais membros do conselho, representante do comércio, de empresas e instituições do município e pessoas da sociedade. Durante a reunião, foram discutidas várias medidas de segurança para o município.
A presidente do Conselho destacou um problema levantado pelo Corpo de Bombeiros, que teve uma alta demanda de atendimentos de casos clínicos. Segundo a assessora geral da secretaria municipal da Saúde, Stays Camila Leme, o município está com um novo convênio de atendimento avançado, que no momento está como ‘projeto piloto’ inter-hospitalar, mas que em breve, prestará serviço de Ambulância Avançada aos cândido-motenses.
A representante do Conselho Tutelar, Lucélia Camacho, levou uma reivindicação de pais de alunos da escola ‘Clotilde de Castro Barreira’, o ‘Grupão’. Segundo eles, o fluxo de veículos é intenso no horário de entrada e saída dos estudantes e alguns, desrespeitam as placas de sinalização e faixas. O 1º Tenente Siqueira, representante da Polícia Militar, destacou que irá verificar a possibilidade da presença de uma viatura no horário de maior fluxo.
Um morador da região central da cidade – mora entre a rua São Paulo e a Carmo Chadi, no centro da cidade, reclamou do barulho de som e motociclistas em dias de eventos. Segundo ele, após as festas em Cândido Mota, alguns jovens se aglomeram na esquina das ruas e ficam com som alto e ‘estralando’ as motos durante a madrugada, perturbando os moradores da vizinhança. Ele pede que a Polícia Militar dê uma atenção especial ao local.
A presidente do Conseg, Rafaela Rampazzo, também trouxe outras reclamações de moradores. Segundo eles, a quadra existente próxima a pista de skate, nas casas populares, e o parque Panaro, estão sendo locais para uso de entorpecentes. O secretário de Meio Ambiente, Enio Nogueira, disse que o Poder Público havia fechado a quadra, mas que vândalos arrombaram o local novamente. Sobre o Panaro, ele informou que o local está com câmeras de monitoramento, e em caso de suspeitas, o Centro de Operações entra em contato com a Polícia Militar.
Rafaela também comentou das mensagens sobre a ‘saidinha’ de detentos que geraram pânico em algumas pessoas da cidade. O delegado de Cândido Mota, João Fernando Pauka Rodrigues, esclareceu que a população não precisa se preocupar, pois são mensagens falsas. Ainda segundo ele, a maioria dos furtos registrados no município são praticados por usuários de drogas, e que as Polícias Militar e Civil atuam com frequência no combate ao tráfico. O delegado também falou sobre a inauguração do novo prédio da Delegacia, que deve acontecer em agosto ou setembro.
O representante da agência do Banco do Brasil de Cândido Mota distribuiu panfletos com orientações para ajudar a população na prevenção de golpes financeiros. Ele pediu a colaboração de todos na conscientização e na disseminação das informações para a população.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Leonardo Barbosa, alertou sobre o tempo seco em Cândido Mota. Segundo ele, a região encontra-se em estado de emergência quanto ao risco de queimadas, devido à ausência de chuva e umidade relativa do ar abaixo dos 30%. Leonardo pede que a população fique em alerta com a saúde e com a prevenção de queimadas.
A presidente do Conseg convida todos para participarem da próxima reunião ordinária do conselho de Cândido Mota, que acontece no dia 18 de julho.

Ultimas Notícias!