A Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias reforçam a campanha “Janeiro Branco”, um movimento que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental. As concessionárias exibirão nos painéis eletrônicos (PMVs) distribuídos ao longo dos 11,1 quilômetros da malha concedida a mensagem: ‘Janeiro Branco / Quem cuida da mente, cuida da vida!’
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão, 22 milhões apresentam transtornos mentais e, ainda, 19 milhões de pessoas têm algum transtorno de ansiedade. Além dos dados alarmantes, a OMS ainda ressalta que esses transtornos tiveram um aumento expressivo com a pandemia da Covid-19.
“A campanha Janeiro Branco é muito importante para todos se conscientizarem da importância de ter uma vida equilibrada, afinal quando temos cuidado com a saúde mental, também ganhamos qualidade de vida”, comenta Milton Persoli, diretor-geral da Artesp.
Falar sobre este assunto é necessário para promover mais conhecimento sobre a temática da saúde mental e emocional. Além das mensagens nas rodovias, a Artesp também realizará ações internamente, para conscientizar seus funcionários sobre a importância do assunto.
Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco teve início em 2014 na cidade de Uberlândia (MG) e foi criada pelo psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão. A ação se espalhou por todo o Brasil, além de alguns países como Angola, Cabo Verde, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França e Holanda.
O objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e combate ao adoecimento emocional. Por isso, a iniciativa social é dedicada à psicoeducação das pessoas e das instituições e realiza diversas ações durante todo o mês para que isso aconteça.
O mês coloca o assunto em máxima evidência na sociedade, construindo, fortalecendo e disseminando a cultura da saúde mental em todo o mundo. Isso contribui para a valorização da subjetividade humana e de políticas públicas relativas ao tema.
Janeiro Branco – A vida pede equilíbrio
Os organizadores da campanha destacam que ela não pode parar em janeiro, as medidas são para todo o ano. E destacam as ações que ajudam a preservar a saúde mental:
- Seja mais presente
- Viva a vida com respeito
- Tenha mais diálogos
- Invista em afeto
- Cuide da sua saúde
- Busque autoconhecimento
- Tenha mais tempo para você
- Diga não a violência
- Diga não a preconceitos
- Faça atividades físicas
- Procure um psicólogo
(Colaborou Assessoria de Imprensa)