O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Salto alto causa varizes?

Artigo do Cirurgião Vascular e Ecografista Vascular, Dr. Arnaud Rivayrand.

O salto alto é sem dúvida uma unanimidade entre as mulheres. Deixa a silhueta da mulher elegante, as pernas com aparência de mais torneadas e as baixinhas com mais altura.

Mas será que isso causa ou piora as varizes nas pernas?
A maioria das pessoas, inclusive médicos, acreditam que o salto alto provavelmente piora as varizes porque seu uso influencia no mais importante mecanismo que impulsiona o sangue de volta para o coração: a bomba muscular da panturrilha.
As veias das pernas são dividas em dois grupos: as veias profundas, que passam por dentro da musculatura, e as veias superficiais, que passam logo abaixo da pele em um compartimento próprio. Esses dois sistemas são interligados por veias perfurantes. Todas essas veias têm válvulas em seu interior que permitem que o sangue ande em apenas um sentido: somente para cima, em direção ao coração.
Quando contraímos a musculatura da panturrilha, isso “espreme” as veias profundas (especialmente as veias sinusóides que se encontram entremeadas nas células musculares dos músculos soleares e gastrocnêmios). Isso faz com que o sangue seja impulsionado para cima, uma vez que as válvulas impedem que ele volte em direção ao pé.
Essa bomba é acionada pela contração e relaxamento da panturrilha, através da movimentação da articulação do tornozelo. Ao usar o salto alto, a movimentação do tornozelo fica restrita e por isso não ocorre de forma adequada o relaxamento da musculatura da panturrilha.

Mas será que isso a longo prazo pode causar varizes?
Não há muitos estudos científicos sobre este tema. Os dois mais relevantes foram publicados por pesquisadores brasileiros.
O primeiro deles foi feito por cirurgiões vasculares da Unicamp e foi publicado em 2006. Foi realizado um estudo com 10 mulheres que andaram na esteira usando salto e descalças. Mensurou-se a pressão que a musculatura da panturrilha exercia e concluiu-se que andar com salto alto aumenta a diferença entre a pressão exercida pela musculatura; o que resulta em uma pressão venosa menor. Em outras palavras: o salto alto foi considerado benéfico. Isso mesmo que você acaba de ler: neste estudo foi visto que era melhor para a circulação da perna andar de salto do que descalço!
Mas….
Um segundo estudo foi desenvolvido por pesquisadores da USP Ribeirão Preto. Realizou-se a medida das pressões da musculatura da panturilha e do sangue nas veias das pernas de 30 mulheres: usando salto agulha de 7 cm, salto plataforma de 7 cm, salto baixo de 3,5 cm e descalças, enquanto faziam exercício de ficar na ponta do pé.
Dessa vez, os pesquisadores mostraram que a ejeção do sangue pela ação da musculatura é pior nas mulheres que usavam salto 7, em especial, nas que estavam usando plataforma. Ou seja, neste estudo podemos entender que o salto alto prejudicou a circulação do sangue venoso nas pernas.

Conclusão
Não há um consenso estabelecido na literatura científica se o salto alto é ou não prejudicial à circulação venosa das pernas.
O fato é que, o salto alto limita a movimentação das panturrilhas, o que provavelmente deve diminuir a capacidade de bombeamento do sangue através das veias.
Mas isso não é suficiente para dizer que o salto pode causar ou piorar as varizes pré existentes.
Entretanto, existem outras doenças relacionadas com o uso de salto alto como dores crônicas na coluna lombar, dores nos pés, joanetes e encurtamento dos tendões do tornozelo.
Portanto meninas, o salto está liberado, mas com moderação!

  • Dr. Arnaud Rivayrand – CRM 167131 é Cirurgião Vascular e Ecografista Vascular.

Ultimas Notícias!