O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Santa Casa celebra 43 anos cuidando da saúde de Cândido Mota

Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota completou 43 anos de fundação nesta segunda-feira, dia 7.

A Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota completou 43 anos de fundação nesta segunda-feira, dia 7. “Fazemos questão de comemorar cada aniversário de fundação. É comum celebrar cada ano de existência, mas o aniversário da nossa instituição também tem um significado, pois a cada ano, salvamos e cuidamos de mais vidas, por isso, valorizamos cada etapa conquistada, cada atendimento parece ser único, para este trabalho. Contamos com uma equipe de profissionais que se prepara a cada dia para oferecer o melhor”, disse a direção da entidade.
Nestes 43 anos cuidado da saúde de Cândido Mota, a equipe do hospital também destaca o apoio que recebe. “A confiança da comunidade é nossa mola propulsora para maiores aprendizados e voos mais altos. A data é festiva e de gratidão. Os desafios são diários e em momentos como esse, aproveitamos para expressar nossos amor e dedicação à pessoas e a todos que fizeram parte e aos que ainda faz parte desta engrenagem e que transmite a cada gestão, em cada atendimento, em cada procedimento, a expressão de amor ao próximo”, conclui a direção.

História
Na década de 60, Cândido Mota contava com apenas uma unidade de saúde, que atendia àqueles que detinham de recursos financeiros. Enfrentando muitas dificuldades, entre elas o transporte dos pacientes para realização dos atendimentos na Santa Casa de Assis, cidade vizinha a 10 km de distância, um grande movimento de lideranças locais religiosas, políticas, empresariais, produtores rurais se juntou aos próprios cidadãos cândido-motenses, para a criação de um hospital que oferecesse assistência à saúde gratuita.
Assim, em 28 de março de 1972, foi proposta a fundação de uma unidade hospitalar, cujo nome inicial era Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Dores, que visaria à necessidade da população cândido-motense mais carente e desprovida de atendimento na saúde. Na oportunidade, houve a aprovação do primeiro Estatuto Social e a formação de uma Diretoria Administrativa sob um hospital já constituído juridicamente, tendo Lorival José de Almeida como o primeiro Provedor.
À época da implantação do loteamento Parque Lorival José de Almeida, acolhendo pedido do então Prefeito Municipal Lorival José de Almeida, o empresário agrícola Plínio José Torres doou dois amplos terrenos à Casa das Meninas Nossa Senhora das Dores, dirigida pela Congregação Irmãs de São Caetano, administradora da Entidade nos primeiros anos de constituição.

Com a obtenção dos terrenos, a edificação do prédio iniciou-se em 3 de fevereiro de 1974, com participação de colaboradores públicos municipais e vários voluntários da própria comunidade, trabalhando em mutirões, coordenados pelo mestre de obras e chefe do Departamento de Obras da Prefeitura Municipal, José Tófoli.
Desde o princípio foram desenvolvidas inúmeras ações promocionais, com o propósito de arrecadar recursos financeiros para erguer o prédio da Santa Casa, conforme o projeto arquitetônico de Osmar Scudeller. Então, na data de 26 de outubro de 1980, foi inaugurada a Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia “Imaculada Conceição”, em celebração com presenças da Irmandade Fundadora, bênçãos das autoridades religiosas e grande público prestigiando esse evento histórico.
A data oficial de fundação e instalação da Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota é 7 de outubro de 1981, tendo sede própria à Rua Alberto Scudeller, 12, Parque Prefeito Lorival José de Almeida, na cidade de Cândido Mota, estado de São Paulo.
Desde então, guiada pelos seus preceitos estatutários, a Santa Casa de Cândido Mota esmera-se na assistência à saúde, assistindo mais de 32 mil usuários de Cândido Mota e região.

Ultimas Notícias!