O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Sebrae-SP Aqui de Assis e prefeitura promovem projeto de Olericultura

Olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças.

No Brasil, 10 mil produtores cultivam hortaliças, como alface, tomate, cebola, pimentão, pepino, entre outras, em uma área total de 800 mil hectares, o que equivale a propriedades com média de 80 hectares. Apesar de extremamente pulverizado entre pequenos produtores rurais, o setor movimenta R$ 17 bilhões anualmente.
Por lidar com alimentos que vão diretamente para a mesa do consumidor, comprados em feiras e supermercados, os desafios do setor são imensos. Está na ordem do dia questões como o registro de agroquímicos, a rastreabilidade, a logística para que as hortaliças cheguem rapidamente aos pontos de venda, mão de obra, sucessão familiar e a organização dos produtores.
O projeto tem como público os produtores de olericultura de Assis e objetiva promover o desenvolvimento e a capacitação de produtores rurais, buscando aperfeiçoamento e melhoria de seus trabalhos para que alcancem a redução de custos e aumento do lucro.
A metodologia para aplicação do conteúdo é composta de seis encontros, sendo oficinas e palestras que envolvem temas sobre tendências setoriais, controle de dinheiro e custos para produção no campo, organização da produção e melhor gestão de área de plantio, tratos culturais e colheita, questões jurídicas pertinentes as atividades rurais, exposição e embalagem para vendas.
Além dos encontros, os produtores têm direito a consultoria realizada pelos consultores do Sebrae-SP, em atendimento individual. Esta ação realizada in loco permite ao consultor uma interação mais próxima com o cliente, colaborando para o aumento da qualidade percebida e no impacto nos negócios do cliente.
Os participantes do projeto também visitaram a 25ª edição da Hortitec, importante feira de hortaliças, flores e frutas da América Latina, realizada em junho na cidade de Holambra. No evento, todos tiveram a oportunidade de conhecer soluções capazes de reduzir custos de produção, aumentar a produtividade e qualidade dos produtos, além das novidades tecnológicas do setor agrícola.
O projeto está em fase de finalização, e será aplicado um diagnóstico, que possibilita a identificação de necessidades, direcionando uma devolutiva consistente com soluções adequadas para o desenvolvimento do negócio.

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Ultimas Notícias!