No futuro, iremos lembrar que 2020 foi um ano de muitas reflexões, construções e preocupações. Isolamento social, ruas vazias, escolas sem as peças fundamentais para seu funcionamento, como alunos, professores, gestores, pais e servidores, rostos cobertos por máscaras, momentos de medos, aflições e frustrações.
Por conta da pandemia, a Secretaria da Educação e Cultura de Cândido Mota proporcionou momentos de interação com o tema ‘Como está sua saúde emocional neste período de Isolamento’. As reuniões foram de forma online pelo app Google Meet, com envio de link e senha de acesso pelo app do WhatsApp aos grupos de direção e coordenação e repassados aos demais, com horários previamente agendados, estruturada como uma roda de conversa voluntária com a duração de no máximo uma hora.
As lives foram realizadas pela psicóloga Mayara Justiniano (CRP 06/116902) em parceria com a fonoaudióloga Amanda Avanzi (CRFª 2-19372) e o convite foi estendido primeiramente às escolas do município e, após, aos demais departamentos e profissionais integrados a educação, para que ocorresse de forma mais organizada e ter maior oportunidade de participação.
Nas reuniões, o diálogo foi usado para conhecer os aspectos psicológicos, sociais e emocionais neste período de pandemia. Alguns dos temas levantados pelos participantes durante as conversas e discussões foram as incertezas quanto ao afastamento de funcionários pertencentes ao grupo de risco, ansiedades e preocupações na realização das atividades educacionais remotas, sobrecarga dos pais em relação ao ensino dos filhos, o retorno às aulas e o acolhimento dos alunos e dificuldades emocionais, financeiras e pedagógicas apresentadas pelas famílias dos alunos, professores, pais ou servidores após o retorno ao ambiente escolar.
As lives também tiveram um objetivo motivacional: falar aos participantes o quanto cada um é fundamental para o bom andamento da educação no município e o quanto estão se esforçando, aprendendo e se tornando cada dia mais habilidosos em diversos aspectos na vida familiar, pessoal e educacional.
Também tiveram por finalidade, transmitir um retorno aos diretores, professores e funcionários quanto aos questionários enviados para as famílias dos alunos responderem no momento de pandemia, onde estes apresentaram algumas ideias e sugestões de possíveis ações de melhorias à educação, bem como os comentários positivos de pais e responsáveis dos alunos, agradecendo o esforço dos servidores.
Por fim, foi ofertado a todos os participantes um apoio psicológico com a profissional especializada sobre entender o que acontece no seu interior, ter momentos de reflexões emocionais sobre o tempo real e o reencontro consigo mesmo e outros, principalmente no retorno às aulas.
Os resultados foram comentários positivos de agradecimentos e relatos otimistas de maior confiança, calma, união e apoio entre todos os envolvidos. Assim como algumas das histórias contadas em sala de aula que possuem finais felizes, vemos muitos personagens fazendo o seu melhor: famílias se unindo as escolas levando alegria, carinho e aprendizagem.

Cândido Mota recebe novos materiais esportivos
Entrega foi realizada pelo prefeito Eraldo Enfermeiro e vereadores Lu Zanchetta e Regina Jabur.