Na última quinta-feira, dia 15, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio de seu secretário Marcos da Costa, esteve em Palmital para discutir políticas públicas de inclusão com o prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes e representantes de entidades ligadas à deficiência.
O encontro focou em como as ações da Secretaria podem ser implementadas na cidade, visando a melhoria da inclusão das pessoas com deficiência.
Durante a reunião, foram apresentados os principais programas da Secretaria, abrangendo áreas como saúde, educação, trabalho, entre outras, com o objetivo de atender às 3,4 milhões de pessoas com deficiência em São Paulo.
“Este encontro é um passo crucial para promover a inclusão, adaptando programas estaduais às necessidades locais de Palmital. Nosso objetivo é auxiliar a cidade para que esta se torne um exemplo de inclusão”, afirmou o secretário Marcos da Costa.
Durante o encontro, o secretário reforçou o lançamento do programa Todas in-Rede em Santa Cruz do Rio Pardo, focado na independência de mulheres com deficiência, e destacou o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Peitea), que em abril de 2023 viabilizou a emissão gratuita da Carteira de Identificação para Pessoas com TEA (Ciptea), reforçando os direitos das pessoas autistas.
Em Palmital, estima-se que vivam 2.048 pessoas com deficiência, sendo 1.311 mulheres e 737 homens, de acordo com o Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, plataforma da SEDPcD que reúne dados sobre pessoas com deficiência. (Colaborou Assessoria de Imprensa)

(Fotos: Jornal da Comarca/Cedidas)