A secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, esteve na manhã desta quinta-feira, dia 20, na Câmara Municipal de Cândido Mota/SP, para apresentar as linhas de crédito especiais para mulheres que desejam empreender, através do programa Desenvolve SP, do Governo do Estado de São Paulo. A solenidade contou com a presença da presidente do Poder Legislativo de Cândido Mota, Regina Bolfarini Jabur Freire, vereadores, secretários e diretores municipais, assessor de Comunicação da Prefeitura, Cláudio Buzzo, que esteve representando o prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, que não pode estar presente por problemas de saúde, além de representantes de várias cidades da região.
“Sempre apoiamos o empoderamento feminino e este evento de empreendedorismo feminino, é uma oportunidade especial para a mulher que quer empreender e precisa fazer isso para manter as finanças em dia ou até mesmo sustentar toda a família. Agradeço imensamente a presença da secretária do Estado, Sonaira Fernandes, que veio pessoalmente apresentar os créditos que tendem a dar esse apoio inicial que tantas mulheres precisam, através dos programas Desenvolve Mulher e Desenvolve Mulher Sustentável. Nosso agradecimento também a todos que estiveram presentes neste evento, que reuniu pessoas de toda região”, agradeceu Regina Jabur.
Por sua vez, Sonaira valorizou o município e destacou a população cândido-motense. “É uma satisfação estar em Cândido Mota, a terra do agro, a terra vermelha, uma terra abençoada. Como é bom a gente ainda chegar em lugares do Estado de São Paulo e ver um povo que ama e respeita a sua nação, valorizando sua origem e cantando o hino de sua cidade, sua terra natal. Isso é muito gratificante, e a gente consegue enxergar que as nossas crianças, as nossas famílias, que a nossa liberdade, continuam firmes e de pé. Portanto, parabéns Cândido Mota, porque vocês guardam algo que estão tentando extinguir, que é aquilo que nos move, aquilo que nos direciona e aquilo que nos norteia, que são nossos princípios”, destacou.
A secretária também ressaltou o trabalho do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, nas políticas públicas voltadas para a mulher. “Estou aqui com uma missão confiada pelo nosso governador junto com a primeira dama do Estado Cristiane Freitas, que é representar as mulheres de São Paulo. Nossa secretaria foi criada com objetivo bastante claro, que é de acolher e fomentar política para mulher. Hoje viemos a Cândido Mota com a Caravana Mulher Empreendedora, que através do programa Desenvolve SP oferece linhas de crédito para mulheres que desejam abrir ou expandir negócios. Com taxas de juros atrativas e condições facilitadas de pagamento. As empreendedoras têm acesso a recursos financeiros para investir em empreendimentos, adquirir equipamentos e expandir a capacidade produtiva”, disse Sonaira.
Linhas de Crédito
Uma das linhas de crédito, a Desenvolve Mulher, tem juros a partir de 4% até 6% ao ano, mais a taxa Selic. Para ser elegível ao crédito, a empresa deverá ser administrada por uma mulher. Além disso, a Desenvolve SP poderá consultar a classificação de risco da empresa.
Mulheres administradoras de micro e pequenas empresas contarão com crédito pré-aprovado de até R$ 200 mil. Além disso, na hipótese de liberação de financiamento para compra de equipamentos ou reforma de comércio, por exemplo, 30% deste recurso poderá ser destinado a capital de giro para impulsionar o negócio.
A outra linha de crédito é a Desenvolve Mulher Sustentável. Ela conta com taxas ainda menores para o financiamento de projetos de sustentabilidade, como compra e instalação de placas solares, melhoria de sistema de iluminação (energia fotovoltaica), substituição de equipamentos movidos a combustível fóssil por dispositivos com energia limpa, além de projetos de eficiência energética em geral. Os financiamentos podem ser contratados com juros a partir de 2% até 4% ao ano, acrescidos da Selic.
Há também a linha Empreenda Mulher, oferecida pelo Banco do Povo – a opção disponível com condições especiais para pessoa física, rural com CNPJ e para Mei, ME, EPP, Ltda e Eireli. Para ter acesso ao microcrédito, é necessário concluir um dos cursos de qualificação selecionados e oferecidos pelos parceiros Sebrae-SP e Aliança Empreendedora. São cursos voltados à formalização, marketing digital e educação financeira, para que a empreendedora possa gerir melhor seu empreendimento.