A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Esta semana de conscientização foi criado, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.
As discussões sobre a utilização descontrolada dos recursos naturais atravessam gerações e a cada ano também é relembrada no mundo todo no dia 5 de junho. No Brasil, mais especificamente, existe uma semana dedicada às reflexões e ações voltadas ao meio ambiente.
Hoje se fala em nova mentalidade de consumo, economia colaborativa e compartilhada, mas ainda temos muitos hábitos a serem mudados e melhorados. Os consumidores sempre foram cobrados por ações sustentáveis e agora também chegou à vez das empresas e marcas fazerem a sua parte: “se eu preciso mudar minha mentalidade de consumo, então as empresas que fornecem os produtos também precisam”.
Além do marketing verde, que é basicamente um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de amenizar os problemas ambientais causados por determinada empresa, ações internas devem fazer parte desse planejamento e dessa nova mentalidade.
Além do consumo do plástico que está causando problemas irreversíveis para o planeta, o lixo eletrônico, consumo inconsciente dos recursos e até mesmo a separação correta do lixo são temas a serem trabalhados com os colaboradores.
Cada um precisa fazer sua parte e entender que podemos reutilizar, recriar, consertar e se esforçar para ter hábitos mais sustentáveis para preservar nosso futuro, afinal, a terra não é um enorme shopping Center.
Segundo relatório do Sexto Panorama Ambiental Global, se não ampliarmos drasticamente a proteção ambiental, cidades e regiões na Ásia, Oriente Médio e África poderão testemunhar milhões de mortes prematuras até a metade do século.
Além dessa, ouvimos informações todos os dias, de como a situação ambiental é alarmante, como por exemplo, que até 2050, a quantidade de plástico nos oceanos deve ultrapassar a de peixes (ONU).
Por isso é tão importante discutir sobre formas de diminuir a produção de lixo, economizar recursos e outras práticas que podem contribuir com a recuperação do planeta Terra.
E para te ajudar na missão de promover a conscientização de mudança e melhoria de hábitos de seus colaboradores, elencamos algumas ideias de endomarketing para trabalhar na Semana do Meio Ambiente na empresa.
Além disso, preparamos um Kit com materiais de endomarketing para divulgar a sustentabilidade nos diversos canais de Comunicação Interna da sua empresa.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972.
A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.
Por conta do Covid-19, este ano a Prefeitura Municipal de Cândido Mota/SP, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, não estará realizando ações, atividades e palestras para conscientização e educação ambiental, para que não seja descumprida nenhuma das orientações para prevenção de contagio da doença.
Ações realizadas pela Prefeitura municipal de Cândido Mota
Ações que a Prefeitura realiza a fim de minimizar, preservar e recuperar nosso Meio Ambiente, porque a responsabilidade de mantermos nosso ecossistema é de todos! Com a colaboração do poder público e a comunidade, sempre haverá bem estar, qualidade de vida e saúde pública.
- Beneficiamento do RCC (Resíduos gerados na Construção Civil), através de trituração no Aterro Controlado e utilizado como matéria prima em empedramento de estradas rurais;
- Coleta de Resíduos Orgânicos diariamente, para que assim evitamos o acumulo do mesmo, gerando doenças provenientes deste material;
- Coleta de Resíduos Recicláveis no Município, através da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – Recicam, tendo como finalidade a redução dos materiais descartados junto ao orgânico e promovendo geração de recursos aos catadores formais, assim como a Cooperativa e beneficiando família de baixa renda;
- Limpeza de diversos pontos de descartes irregulares, para que não haja proliferação de agentes nocivos a saúde da população;
- Plantio, cultivação e doação de mudas de arvores através do “Viveiro Municipal” para incentivo de arborização urbana, restauração de áreas verdes e APP (áreas de preservação permanente) e de nascentes;
- Tratamento adequado e expansão de redes de água para beneficio da população, trazendo assim qualidade de vida e saúde as comunidades;
- Tratamento de esgoto do Município, para que seja garantida a saúde da população e com isso diminua os impactos gerados aos rios, córregos, nascentes e mananciais;
- Trabalhos voltados a conscientização através da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Fundo de Solidariedade para consumo sustentável e reaproveitamento de materiais;
- Troca de lâmpadas led da Iluminação Pública para melhor desempenho, economia e sustentabilidade do Município;
- Recebimento e descarte correto de materiais reutilizáveis e que trazem riscos ao meio ambiente;
- Demais trabalhos relacionados diretamente e indiretamente através de parceiros, comunidade e empresas para incentivo da preservação, manutenção, restauração e educação ambiental de nossa população, gerando conscientização junto às pessoas e uma nova cultura relacionada ao nosso meio ambiente.
* Paulo Moreira Junior – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Cândido Mota