Começa neste dia 14, em São Paulo, mais uma edição do Programa de Orientação Cooperativista (POC), que oferece suporte e auxilia os interessados em constituir uma cooperativa com toda a segurança jurídica e capacidade de autogestão. Promovido pelo Sescoop/SP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo, o programa traz uma novidade: o lançamento do minicurso Como Montar uma Cooperativa. Para conferir datas, mais informações estão disponíveis em https://goo.gl/mT9Lx1.
“Para quem tem interesse em constituir uma cooperativa, o POC oferece condições para que o projeto seja tocado com toda a segurança jurídica e capacidade de autogestão. Assim, o interessado pode participar do sistema de forma consciente e responsável, ajudando a disseminar ainda mais a cultura cooperativista no Brasil”, diz Edivaldo Del Grande, presidente do Sescoop/SP. O acompanhamento vai desde o estudo de viabilidade do negócio até a fase do momento do registro da nova cooperativa.
Questões como estrutura organizacional, tributação básica e organização do quadro social estão entre os temas abordados nas cinco etapas que compõem o POC, que são: Minicurso – Como montar uma cooperativa (após essa fase, os interessados têm condições em analisar se o empreendimento cooperativo é realmente uma opção. Se sim, é agendada reunião com os membros do grupo interessados em constituir a cooperativa); Oficina de Plano de Negócios e Viabilidade Econômica; Análise da minuta da ata e estatuto social pelo jurídico do Sescoop/SP; e Reunião com os membros do grupo antes da constituição da cooperativa com as consultorias técnica, jurídica e contábil.
Desde que foi criado, em 2012, mais de sete mil pessoas já participaram do programa. Hoje, de acordo com o Sescoop/SP, existem no estado de São Paulo mais de 1.000 cooperativas em funcionamento e aproximadamente 3,5 milhões de cooperados.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)