A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), juntamente com os Sindicatos Rurais, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento estão realizando um censo do Agro Paulista. O Projeto Integrar, visitará 410 mil propriedades rurais em todo o estado, ao longo dos próximos dois anos, para mapear as culturas e a força de trabalho, através de levantamento de dados das características, visando identificar as vocações regionais e incentivar o seu desenvolvimento.
O Sindicato Rural de Cândido Mota/SP já iniciou a pesquisa e conta com a colaboração de todos os associados, proprietários, arrendatários e demais pessoas ligadas à produção rural. “Procure o Sindicato Rural para agendar sua entrevista e converse com nossos pesquisadores para que possamos realizar este levantamento de dados”, solicita o presidente Darciso Pedro dos Reis. Segundo o presidente, todos os dados coletados seguirão rigorosamente as normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados.
Os trabalhos no município estão sendo realizados pelos pesquisadores Ana Beatriz e Cleyton Rocha, com supervisão de Darciso dos Reis.
O Sindicato Rural de Cândido Mota está localizado na rua Antônio da Silva Vieira, 562, centro. Mais informações pelo (18) 3341-1342.
Projeto Integrar
Um dos objetivos é identificar as vocações regionais e incentivar o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) – conjunto de estabelecimentos que desenvolvem atividades econômicas similares em um mesmo território, o que facilita a sinergia de esforços e investimentos. Com isso, espera-se impulsionar a diversificação de produtos do agro paulista, reduzindo a dependência de culturas fortemente predominantes, como cana-de-açúcar, café e laranja.
As visitas do Projeto Integrar serão aproveitadas, também, para avaliar o nível de conectividade das propriedades rurais, requisito obrigatório para a adoção de novas tecnologias no campo. Estima-se que 45% das propriedades do estado ainda não disponham de sinal de internet acessível em toda a sua área. O exército de 700 pesquisadores que cumprirá os roteiros, sob orientação de 250 supervisores, terá ainda a incumbência de prestar orientações sobre o Código Florestal e sobre a importância da homologação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), base de dados que monitora e combate o desmatamento das florestas no País.
“É um trabalho relevante em várias frentes. Inclusive no direcionamento de cursos para que os estabelecimentos rurais busquem aumento de produtividade”, disse o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso de Salles Meirelles.
Busca pela excelência
O Projeto Integrar faz parte de um esforço para aumentar a segurança alimentar da população paulista e reduzir o êxodo rural, combatendo a crescente escassez de força de trabalho no campo. Essas estratégias envolvem também as comissões técnicas, compostas por especialistas de diversas culturas do agro para estudar problemas do setor e propor soluções, que podem ser desde ações pontuais até políticas públicas.