O Terminal Rodoviário de Passageiros de Cândido Mota/SP recebeu recentemente, o nome de ‘Rachel Borlim Vasques’, através do Projeto de Lei nº 0028/2024, de autoria da vereadora e presidente da Câmara de Cândido Mota, Regina Jabur. A Lei que altera a denominação já foi sancionada pelo prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, e publicada no Diário Oficial do município na edição nº 328, do dia 7 de novembro.
Nascida na Água da Pinguela, na cidade de Cândido Mota, no dia 19 de maio de 1934, filha da senhora Victória Gava Borlim e senhor Lino Borlim, este nascido na cidade de Treviso-Itália, onde veio constituir família na Água da Pinguela. Casou-se no ano de 1954 em Cândido Mota, com o senhor Emílio Vasques, um respeitado agropecuarista que junto com a homenageada, uma mulher íntegra e muito batalhadora que desde criança ajudava seu pai na roça e sua mãe a cuidar da casa e do irmão, onde depois de casada com senhor Emilio Vasques, além de cuidar da casa, filhos, e ajudar sua esposa na roça, ainda cuidava dos cunhados caçulas, devido ao falecimento de seu sogro, senhor Henrique Vasques, ainda novo, deixando nove filhos. Constituíram uma família de renome e consideração na sociedade de Cândido Mota. O casal teve três filhos agricultores e empresários na cidade, sendo eles Luiz Henrique Vasques, Vanderlei Vasques e Márcia Regina Vasques, e seis netos, Amanda T. Vasques, Luiz Gustavo T. Vasques, Ivan Vasques, Igor Vasques, Marcella Vasques Freire e Rafael Vasques Freire.
Dona Rachel veio a falecer no dia 01 de setembro de 2019, deixando um legado de companheirismo e amizade.
“Em reconhecimento a mãe, avó, esposa, mulher e cidadã que foi, rendemos esta justa homenagem a sua família”, justifica Regina Jabur.
O terminal passou por recente reforma, recebendo melhorias gerais nos banheiros, salas, piso, pintura e outros acabamentos.
Eraldo, Júlio e Maria Elaine se encontram com lideranças em SP
Cândido-motenses estiveram levando as demandas e buscando novos recursos para a cidade seguir avançando.