O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

‘Toninho Leiteiro’, ex-presidente da Câmara de Vereadores, morre aos 84 anos em Cândido Mota

A família de ‘Toninho Leiteiro’ foi a precursora da Festa de Santos Reis de Cândido Mota, até hoje ainda realizada, e considerada uma das mais tradicionais da região.

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cândido Mota, Antoninho Vicentinho de Oliveira, o ‘Toninho Leiteiro’, de 84 anos, morreu em casa no fim da tarde desta sexta-feira, dia 5. Ao longo dos anos, ele se tornou uma das maiores lideranças políticas e comunitárias do município.
Toninho era patriarca de uma grande família de lideranças no município, entre elas o vereador David de Oliveira ‘Leiteiro’, que também já foi presidente da Câmara em vários mandatos, e o advogado Ailton de Oliveira, ex-assessor político de vários deputados, além de avô do atual secretário de Esportes e Turismo, David de Oliveira Júnior, o ‘Juninho Leiteiro’.

O ex-empresário rural foi vereador em duas legislaturas, de 1983 a 1988, durante a gestão do ex-prefeito Cidinho de Lima, e de 2001 a 2004, na gestão do ex-prefeito José Ângelo Franciscatto. Ele foi eleito presidente do poder legislativo no mandato de 83 a 84. Ele também disputou a eleição de 1988 como candidato a prefeito, em 1988, quando, mesmo com grande votação, acabou na terceira colocação. Além disso, a família de ‘Toninho Leiteiro’ foi a precursora da Festa de Santos Reis de Cândido Mota, até hoje ainda realizada, e considerada uma das mais tradicionais da região.
“Falar do nosso pai é chover no molhado. Um homem sábio, amoroso com os filhos, amigo dos amigos, companheiro, cuidou de 32 irmãos a vida inteira e de seus filhos, foi um baluarte, talvez não compreendido pela pouca formação cultural, mas, amado por todos. Foi um homem ímpar, ajudou a todos que foram até ele, sem distinção e dizia, que o dia mais feliz da vida dele era quando fazia a Festa de Santos Reis, pois era o dia do Natal de Todos, onde rico e pobre comiam lado a lado, sem distinção”, disse Ailton de Oliveira.
E completou: “Levaríamos dias pra falar da vida de nosso pai. Por muitas vezes vi ele se privar de algo para dar ao próximo. Não há mais pessoas assim. Nosso pai é e sempre será nosso herói, nossa referência”.
O ex-vereador ‘Toninho Leiteiro’ era casado com Ineride Ireno, também já falecida, com quem teve os filhos Rosmaly Santa de Oliveira Barbosa, David Aparecido de Oliveira, Ailton Vicente de Oliveira, Amilton José de Oliveira, Rosimeire Ireno de Oliveira Tributino. Ele também deixa netos, bisnetos e milhares de amigos. O corpo será velado no plenário ‘Gilfredo Boretti’, da Câmara de Vereadores. Mesmo não confirmado, o sepultamento deve acontecer neste sábado, no cemitério municipal.

Ultimas Notícias!