O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

10 de Setembro, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Artigo da psicóloga cândido-motense, Juliana C. Cassemiro.

Setembro Amarelo é uma campanha que visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Apesar de ser um assunto delicado por parte da sociedade, a campanha acende a importância de falar sobre o tema – e de ouvir – para ajudar a salvar vidas.

SUICÍDIO

· Frequente em jovens adolescentes e idosos: os adolescentes ficam mais vulneráveis a tentativas de suicídio por serem imediatistas e terem dificuldade na expressão de suas emoções e conflitos. Os idosos, por sua vez, lidam constantemente com limitações, sentindo-se desmotivados em relação às suas próprias vidas, o que os leva a deixar de tomar medicamentos ou então tomá-los em excesso.
· Pessoas que lidaram com uma perda: são mais suscetíveis pessoas que sofreram alguma perda importante, por exemplo, viúvos ou divorciados.
· Frequente em homossexuais e bissexuais: o fato de serem obrigados a lidar constantemente com o preconceito da sociedade e a desaprovação da família faz com que sejam mais vulneráveis ao suicídio.
· Profissionais da saúde: especificamente médicos e dentistas, possivelmente por terem acesso e conhecimento a métodos letais e por terem dificuldade em buscar ajuda, sentindo-se sempre na posição de cuidador e nunca de paciente. Outra profissão que é um sinal de alerta são os policiais ou demais áreas que trabalham com porte de arma.
· Pacientes com doenças crônicas: as chances de tentativa de suicídio aumentam para pessoas portadoras de doenças crônicas, pelo fato de terem dificuldade em lidar com suas perspectivas limitadas de futuro. Merecem destaque quadros de HIV, câncer e esclerose múltipla.
· Pacientes com transtornos psiquiátricos: boa parte dos casos de suicídios ocorre em pessoas que sofrem de transtornos psiquiátricos, sejam eles transtornos de humor, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, ou outros.

Mesmo que a morte pareça à única solução, converse com alguém, um olhar externo pode mostrar que existe outras alternativas que estavam ali o tempo todo e você não estava enxergando. Caso não tenha com quem conversar ou não se sinta seguro de falar com alguém da família, agende sua sessão de terapia.

ATENDIMENTO ADOLESCENTE, ADULTO E IDOSO.

Ultimas Notícias!