O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Alunos do projeto realizam primeira colheita de hortaliças em Assis

Incentivo ao empreendedorismo e a geração de renda estão entre os objetivos da iniciativa desenvolvida pelo Instituto Invepar, Cart e parceiros, através do projeto ‘Seguindo em Frente’. A ação consiste no cultivo de hortaliças no esquema de hidroponia - com o uso de canaletas em um sistema de água corrente e adição de nutrientes essenciais para a horta.

Incentivo ao empreendedorismo e a geração de renda estão entre os objetivos da iniciativa desenvolvida pelo Instituto Invepar, Cart e parceiros, através do projeto ‘Seguindo em Frente’. A ação consiste no cultivo de hortaliças no esquema de hidroponia – com o uso de canaletas em um sistema de água corrente e adição de nutrientes essenciais para a horta. A hidroponia possibilita o plantio sem a necessidade do uso do solo e as hortaliças podem ser cultivadas ao longo do ano e se tornam mais limpas, resistentes e saudáveis.
Na manhã desta segunda-feira, dia 13, 35 alunos do projeto realizaram a primeira colheita da produção de hortaliças em Assis. No município a ação conta com a parceria da prefeitura através do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiental, além do apoio da Fatec de Ourinhos, Baobá-Práticas Sustentáveis e a Ong Ato Cidadão. O curso que teve início em março e segue até setembro de 2018, proporciona oportunidade a moradores locais para aprender um novo tipo de cultivo, além de incentivar a produção independente e o incremento na renda familiar.
“É uma alegria muito grande ter o projeto da hidroponia na cidade de Assis. A princípio, eu fiquei um pouco apreensiva, por nunca ter trabalho com hortaliças, mas tivemos todo o respaldo da Cart e do Instituto Invepar, da Fatec de Ourinhos, do Ato Cidadão e da Baobá. Ficamos encantados com o acolhimento dos parceiros conosco e, o mais importante, é esta turma de 35 alunos que estão levando o conhecimento para a vida e para reverter em fonte de renda para a própria família”, destaca e completa: “É um projeto que iremos dar continuidade e como o nome diz vamos ‘seguir em frente’ com ele com novas turmas e novos alunos”, destaca Luciana Barreto Fernandes, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Assis.
De acordo com o secretário de agricultura e Meio Ambienta do município, Fábio Ávila Nossack, o benefício é de caráter social. “O projeto traz oportunidade às pessoas que estão precisando de uma nova atividade para complementar sua renda. Para nós foi um presente da Cart e do Instituto Invepar. É um grande orgulho ter dado este suporte, no caso da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que forneceu mão-de-obra para montar a estufa com o apoio também da Secretaria de Obras. Hoje temos 35 pessoas que já possuem esse aprendizado e porque não multiplicar pela cidade este projeto em novos espaços? É possível que as famílias montem a estrutura e façam as produções dentro das próprias casas para agregar renda ao orçamento familiar”, enfatiza.

Garantindo conhecimento e fonte de renda
Aluno do projeto, José Luís Burali, conta que a experiência agrega valor e que é um meio para aprender uma nova forma de cultivo. “Realmente este aprendizado vai agregar muito conhecimento, além da amizade que a gente faz e do aprendizado. A gente percebe que o que falta é justamente isso, o conhecimento. É uma parceria bacana com a prefeitura. Elogio a atitude da Cart e demais entidades”, cita.
Anísio da Rosa conta que a técnica o agradou muito e que levará conhecimento como uma forma de aumentar e gerar renda familiar. “A hidroponia foi uma novidade e uma surpresa, pois não tinha conhecimento deste tipo de plantio. Foi uma experiência nova, pois vimos que conseguimos produzir verduras só com água e nutrientes. Acredito que esse conhecimento seja pra vida toda e que no futuro se torne fonte de renda”, salienta.

Ação
O projeto ‘Seguindo em Frente’ tem o objetivo de melhorar a empregabilidade, inclusão econômica, social e geração de renda de seus participantes. A ação é uma das iniciativas aprovadas no Edital de Seleção de Projetos Socioambientais do Instituto Invepar.
Desde 2010, a Cart é signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas, a Onu, que tem como objetivo mobilizar empresas para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A iniciativa “Seguindo em Frente” contribui ainda para a implementação do princípio nove do Pacto Global, o qual incentiva o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientais amigáveis. Os projetos socioambientais da Cart, em parceria com o Instituto Invepar, procuram integrar ao negócio da empresa o desenvolvimento econômico, social e ambiental das localidades onde a Concessionária atua.

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Ultimas Notícias!